EXPECIFICIDADES E PODERES DE IYÁ MI OSORONGÁ
Iyami Osorongá são entidades femininas que possuem algumas energias especiais tanto na forma positiva quanto na negativa.
Iyami Osorongá é uma convicção, frequentemente herdada, e às vezes adquirida por atributos orgânicos de uma pessoa. Este atributo faz com que a pessoa tenha poderes que podem prejudicar ou ajudar outros, a uma distãncia e através de meios de descuido.
Mais adiante, a mesma convicção é que uma pessoa pode ter este poder, mas desde que ele não sinta motivos hostis contra outros, permanece dormente e não os afeta.
Inveja, fúria, ódio, malícia são os tipos de sentimentos viciosos em que se fixam o poder de bruxaria, se a pessoa possuí-Ios isto deverá ser trabalhado.
Acredita-se que uma pessoa pode ter este poder e não ter conhecimento disto, até que os sentimentos viciosos dela seja fixados para trabalhar contra os outros.
Em alguns casos, bruxaria e a expressão de tensão ou o mecanismo de conflito entre duas pessoas. Então, bruxaria e um conflito de interesse entre o acusador em uma mão, e o acusado na outra.
Como dito anteriormente, os Yorubas acreditam que todos os destacamentos das coisas devem-se a própria essência delas. Para afetar uma pessoa ou situação, feiticeiros, herboristas, babalawo, etc., extrai a essência por rituais, isto é, terminam aplicando princípios gerais; estes são:
(1) Homeopatia - 0 princípio de semelhança. Como cura; ou como lesões. Um exemplo disto e quando uma pessoa cai de um precipício e fratura o osso da perna esquerda. O osso das pernas de uma ave será tratado simultaneamente. Quando a perna da ave curar, a perna do homem curará. Outro exemplo é a fabricação de uma boneca com imagem de uma pessoa e então alfinetes são enfiados na imagem, a real pessoa estará sentindo a dor.
(2) Preximidade - 0 princípio baseado na convicção de que todas as coisas que tiveram contato com uma pessoa, mesmo que somente uma vez, sempre reterão especialmente aquele contato, caso tenha estado uma vez em nosso corpo ou entrado em contato com ele. Exemplos são nossos excrementos, vestidos, cabelos, saliva e assim por diante. Tudo isso pode ser usados contra nós. Ate mesmo a impressão do pé de uma pessoa pode ser usada para prejudicá-Ia.
(a) “Os médicos de Iyami de preto” normalmente prejudicam os outros. Eles causam esterilidade; confusão, discórdia na comunidade; eles fazem a falta de colheita de outras pessoas, morte para os outros e assim por diante. Mas se uma pessoa encantada pode executar os rituais necessários e conhecer as várias demandas de bruxas, e a força oposta à delas o caso pode ser reconsiderado e a vítima será curada;
(b) “As bruxas vermelhas” também prejudicam os outros e nenhuma quantia de ritual ou sacrifícios podem fazê-Ias reconsiderar uma idéia oposta à delas. Este grupo de bruxas e na maioria das vezes considerado o mais terrível de todos os médicos de Iyami.
Geralmente, estas classificações não podem ser consideradas em absoluto. 0 “funcional de bruxa” para algumas pessoas, pode ser visto como , “disfuncional de bruxa” para os outros, ou seja, pode ter significado totalmente diferente de acordo com quem se relaciona. Por exemplo, nas guerras, as bruxas podem ser usadas para destruir as mentes dos inimigos e poluir o raciocínio coletivo deles. Os Iíderes do oponente podem ser afligidos e levados até mesmo à morte. Isto pode conduzir a perda eventual da batalha para os inimigos.
Para estes a quem as bruxas trabalham a favor, podem ser consideradas ' as bruxas brancas'; mas os quais elas trabalham contra, eles não têm nenhuma outra classificação, que não seja o rotulado ' as bruxas vermelhas'.
Mais adiante, uma bruxa que protege a família de alguém contra outras famílias, pode ir para a intenção de prejudicar, enquanto mutilando e matando, todos que forem considerados inimigos da família. Para a família protegida terá a classificação de “bruxa branca” mas as vítimas classificarão de “bruxa preta” ou “a bruxa vermelha”.
Na prática da arte de Iyami Osoronga, os médicos fazem uso de instrumentos de animais como pombas, pombos, corujas, falcões, morcegos e assim por diante. Não surpreende então o porque de os Yoruba se referirem às bruxas como “ELEYE” - os donos do pássaro.
Eles também podem usar alguns animais como gatos, cachorros, antílopes, e assim por diante. Na cultura Yoruba acredita-se que as bruxas normalmente depositam os poderes delas nestes animais quando Ihes enviam em incumbências. Isto sem dizer que se tais forem capturados, as bruxas ficarão impotentes.
Descobrir uma bruxa não é uma tarefa fácil. No entanto, segundo a tradição uma pessoa que encantou outra pessoa deve ser descoberta e deve ser levada para atarefar na ação dele. A morte deve ser vingada em particular, especialmente se a morte for atribuída à feitiçaria.
Os feiticeiros, mágicos, espiritualistas, adivinhos e babalawos são as pessoas mais populares que descobrem as bruxas.
Rituais, sacrificios, adivinhações, consultas com os oráculos de Ifá são alguns dos dispositivos empregados para descobrí-Ias.
Descobrir uma bruxa em seu próprio meio serve para reduzir o número de vítimas que se considerem inimigas delas.
Porem, o risco de apontar o dedo acusador na pessoa errada não pode ser em cima do governado.
Eles consultam o Oráculo de Ifá para se opôr ao efeito, e no oráculo aprendem o que deve ser feito.
Alguns espiritualistas tambem reivindicam serem os melhores, mas uma experiência mostrou, que a maioria deles tem o hábito de visitar o babalawo à noite para orientação e proteção.
Alguns espiritualistas também acreditam que cantar o nome dos mentores ou de Iíderes espirituais pode servir como uma fonte de proteção contra bruxas.
Mas infelizmente, está estabelecido que devido ao fanatismo os extra-religiosos trazem em si mesmos, um problema neurótico que os levam à procura de atenção de um babalawo e até psiquiatras.
Quando a acusação de bruxaria e mais predominante? Quem são muito suscetíveis da acusação de possuir poder de bruxaria?
Pode ser convenientemente dito que a acusação de bruxaria é mais comum nas crises de comunidade; quando há intempéries na relação inter-pessoal de duas pessoas ou grupos; quando há calamidades incomuns e severas como epidemias, doenças que não são diagnosticadas, perda de propriedades e perda de vidas.
As pessoas tendem a procurar mais explicações que as razões geralmente aparentes.
Os africanos têm por natureza, em geral uma perspectiva bastante filosófica para vida e a saúde em particular. Esses normalmente acusam de bruxaria as pessoas que acreditam ter razões e capacidade para infligir calamidades nos outros.
Isso faz com que as mulheres velhas, pobres, estéreis, normalmente formem 0 grupo de pessoas suspeitas. Esses que são normalmente indevidamente invejosos dos sucessos de outras pessoas também podem ser acusados de bruxaria.
Em geral, bruxaria, magia e feitiçaria são sistemas muito complexos de convicção que exigem provas empíricas das mentes dos que acreditam neles. 0 aspecto mais importante destes três fenômenos e que eles são a expressão de tensão e mecanismo de conflito entre o acusador e o acusado.
O sistema religioso Yorubano é passado de forma oral, de geração a geração, pois acreditam seus sacerdotes que a palavra verbalizada possui o poder de transmitir 0 "Axé", força contida nos ensinamentos herdados de seus antepassados.
Elas também são conhecidas como "Eleye" (mulheres-pássaro), que usaram mal seu poder mágico e por isso tiveram de entregar sua cabaça mágica a Orisa N’La, para que ele fizesse um bom uso do poder da criação.
Enquanto elas estão com energia positiva elas são chamadas como Iyami (mãe), mas quando estão na forma negativa são chamadas Ajé (bruxas).
A energia das Iya são energias tão complexas que chegam ter críticas na sociedade onde ha o culto à elas. 0 culto de Iyami Osoronga é comum na comunidades yorubanas entre as mulheres idosas que depois passam para as mulheres mais jovens para ter continuidade da entidade.
Existem vários tipos de Iyami Osoronga, como por exemplo:
IYAMI OSORONGA - Branco - Sao Iya que usam tudo branco inclusive os animais para matança, Elas são mais positivas do que as outras qualidades de Iya.
IYAMI OSORONGA - Preto - São Iya que usam tudo preto e que carregam tanto o positivo quanto o negativo depende da invocação. Elas são mais ligadas com bichos pretos e principalmente a gatos pretos.
IYAMI OSORONGA - Vermelho - São as Iya que usam tudo vermelho e tem grande ligação com Oya e Egungun. Elas como as Iya de preto têm tanto o positivo, quanto negativo dependendo da invocação.
IYAMI OSORONGA - Mista - São Iyas que pegam energias de todas as outras ja citadas. Servem para defender a quem as cultua.
É este o Odu que revela aos humanos os problemas com as Iyami e também mostra os caminhos para solucionar estes problemas.
o mesmo Odu que fala de pessoas que tem grande possibilidade de cultuar IYami Osoronga quando ela favorece as pessoas, porque às vezes a pessoa tem a energia delas sem saber e assim não podem controlar o positivo ou o negativo que elas irradiam.
As pessoas que possuem estas energias só podem ver isto em sonhos, intuições e pragas que surtem efeitos.
Somente através do jogo de Opele Ifá, que e um jogo específico para ver odu, que pode ser detectado o problema que a pessoa está atravessando com Iyami Osoronga.
Odu:- é formado pelo conjunto de duas colunas verticais e paralelas de quatro índices cada. Cada índice compõe-se de um ou dois traços verticais.
Existem dezesseis combinações possíveis para cada uma das colunas e cada uma delas tem um nome específico.
Exemplo: Osa
Cada um destes dezesseis nomes justapostos com ele mesmo ou com algum outro dos quinze, forma o nome de um dos duzentos e cinquenta e seis odus.
A maioria destes odus, como: Osa Meji, Irete Ogbe, Otura Oriko falam sobre Iyami Osoronga.
Para os Yorubás a representação mais perfeita do universo e a cabaça "Igbadu", onde estão contidos os segredos da criação do "Aiye" (terra).
Ileaseonanlayo
#Povodafloresta