quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

A TERRA DE CEMITÉRIO E SEUS USOS NA MAGIA


Embora seja um tabu para alguns praticantes de Magia, a terra de cemitério é um poderoso Cúrio. Isto é, um elemento usado na Magia. Ela está associada a muitos Feitiços de maldição, mas também pode ser usada para outros fins, quando desejamos a ajuda de nossos ancestrais nos trabalhos de Magia.
Diversos Bruxos e até alguns Conjures e Rootworkers afirmam que é possível substituir a terra de cemitério por folhas secas de Patchouli. E, embora eu concorde com a idéia que temos no Hoodoo de que não devemos fazer substituições de elementos em feitiços, eu vejo especificamente (e somente em alguns raros casos) essa substituição como possível. Acho, porém, que depende do objetivo do Feitiço. Em alguns casos o Patchouli não substitui toda “carga” e “recursos auxiliares” que acompanham a terra do lugar onde enterramos nossos mortos. Porém, em algumas formas de uso, optar pelo Patchouli ao invés de terra de cemitério, além de ser mais prático do que ficar por aí tirando terra de sepultura, é mais seguro.
Há de se ter certo cuidado, e empregar certas técnicas, quando se “pega” terra de cemitério. Por isso me referi à questão da segurança. Se você não souber como fazer, pode ser que acabe trazendo para casa “algo” além da terra. Na verdade, não se “pega” a terra de lugar algum. O que fazemos é dar uma espécie de pagamento por essa troca. Assim, você leva a terra e deixa algo no lugar, uma oferenda, um agrado.
Tradicionalmente no Hoodoo moedas raras ou de prata são usadas, além do whiskey. Isso é o “manda a tradição”. Contudo, alguns Bruxos fazem de outra forma. Mas, vale frisar, essa “outra forma” não é Hoodoo. Alguns Bruxos agradam o morto (sendo um morto conhecido) com alguma coisa que este gostava em vida. Minha bisavó, por exemplo, era fanática por balas, minha avó por tangerina, meu pai não dispensava um cigarrinho.

PARA QUAL FINALIDADE A TERRA DE CEMITÉRIO É USADA?

De acordo com o Hoodoo, você pode usar terra de cemitério para causar danos à uma pessoa, levando tristeza, azar e sofrimento para a vida da vítima ou até mesmo a morte.
A terra é usada como uma forma de ligação com o morto “dono” do túmulo de onde ela foi retirada. É uma prática na qual o espírito se torna um auxiliar para os trabalhos realizados usando esse cúrio. Há muitos outros usos, além dos citados acima. Entre estes estão trabalhos para a proteção contra seus inimigos e até trabalhos relacionados ao amor.
As características da pessoa falecida devem estar relacionadas ao tipo de trabalho pretendido. Seguem alguns exemplos:
  • terra do túmulo de um médico competente para auxiliar na cura de uma doença
  • terra do túmulo de um grande advogado para auxiliar em processos judiciais
  • terra do túmulo de seus entes queridos para auxiliar em trabalhos espirituais de proteção contra inimigos ou forças malignas

COMO PROCEDER DE FORMA MENOS DESRESPEITOSA POSSÍVEL?

Antes é preciso entender as questões legais envolvidas com profanação de túmulos. Além disso, é preciso ter consciência de que alguns familiares poderiam se sentir desrespeitados, caso soubessem que a túmulo de seu ente querido foi violado. O mesmo pode se dar vindo do morto e, principalmente, dos guardiões locais. Quando me refiro a esses guardiões, não estou falando dos vivos.  Me refiro aos zeladores, guardiões dos portões dos cemitérios. Por isso procure ter empatia pelas pessoas vivas, não vivas e outros seres envolvidos. Trate-os com o respeito que gostaria de ser tratado.
Quando chegar no cemitério, peça licença aos “guardiões” para entrar. Deixe uma oferenda na porta. Saiba que você está entrando numa “casa” que não é sua, então seja cortês com os “anfitriões”. Whiskey, cigarros (acenda e deixe aceso pelo menos 1) e moedas são sempre bem vindos!
Na hora da escolha de um túmulo, permita-se ser guiado. Mentalize e diga os interesses de seu trabalho e deixe que algum morto “se apresente” de forma receptiva aos seus interesses. Pode ser que você seja guiado exatamente para onde quer.
Seja generoso, além do “pagamento” ou da oferenda, leve flores, leve velas brancas e ofereça-as para o morto.
Depois de fazer sua “negociação”, antes de sair do cemitério, agradeça aos guardiões pela permissão dada. Agradeça por ter tido a oportunidade de entrar e sair em segurança. Peça para que nada mais seja levado consigo, exceto os pedidos que foram negociados. Saia de costas e…

DEIXE O LOCAL SEM OLHAR PRA TRÁS.


Ao se afastar bastante do local, você pode, e deve, lavar seus pés com água. Alguns conjures indicam, inclusive, que você passe sobre rios ou cruze córregos de água, para se livrar de qualquer energia que pode ter te seguido. Fazer uma reza ou oração pedindo pela proteção de seu Deus ou Deuses também é mito eficaz. E, atenção, preferencialmente, não leve pra casa esse material. Caso não vá usá-lo de imediato, guarde em algum lugar fora de sua casa.