A maioria das religiões, e mesmo as instituições esotéricas, como os gnósticos, maçons, rosa-cruzes e outras agremiações iniciáticas, dão especial atenção a seus rituais. Tais rituais são, geralmente, efetivados dentro de tempos, igrejas e recintos devidamente preparados para se atrair e canalizar as energias divinas.
Um dos mais importantes elementos desses templos é o altar, que geralmente se localiza ou ao centro do templo ou na sua porção leste.
As mesas, ou altares, de cura nos santuários médicos são feitas de cipreste, cedro ou outra madeira olorosa, e se faz a consagração dessas madeiras banhando-as com óleo de rosas, cera virgem, almécega, incenso, aloés, tomilho e resina de pinho.
Antes, porém, da consagração o altar deve ser bem lavado com água morna e sabão perfumado. Afirma-se que os produtos acima citados possuem poderes ocultos e captam as ondas mentais do planeta Mercúrio, morada do Cristo Curador.
Sobre essa mesa de cura se pode colocar um manto de algodão ou linho branco, e os objetos ritualísticos sobre o altar são: um livro sagrado aberto (Bíblia, Alcorão, Bhagavad Gita, Pistis Sophia etc.), vasos com flores, um crucifixo, objetos representando os Elementos da Natureza (veja os símbolos ao final), azeite de oliva e sal (em dois pequenos recipientes, um ao lado do outro), um candelabro portando velas coloridas e perfumadas (com exceção das velas pretas, marrons, cinza e outras, escuras).
Também podem ser usados símbolos planetários do Sol, Mercúrio, Vênus ou Júpiter (como quadrados mágicos, pantáculos e metais dos planetas), de acordo com o trabalho a ser efetuado. (Caso se escolha criar um “altar de cura”, então as velas e o manto serão verdes, pois o Raio da Cura é eminentemente relativo ao planeta Mercúrio e seu regente-mor, o Arcanjo Rafael e seus santos mestres, como Hermes Trismegisto, Paracelso, Ismun, Huiracocha e muitos outros santos seres de compaixão.)
Os altares esotéricos, gnósticos, são muito criativos e profundamente ricos em objetos carregados de simbologias, para que atraiam a Luz e as bênçãos do Alto.
Para representar os elementos do Cosmo e da Natureza, podem ser colocados nessa Altar um cetro ou uma pequena barra de ferro com sete divisões (para o elemento Terra), um cálice ou copo com água (Água), uma pena de ave de alto voo ou uma estrela de seis pontas (Ar) e uma espada ou punhal (Fogo), além de um castiçal com 7 velas acesas (na verdade, você pode ter somente uma ou três velas no lugar de sete).
O BÁCULO REPRESENTA O ELEMENTO TERRA E OS GNOMOS E PIGMEUS
O CÁLICE SIMBOLIZA O ELEMENTO ÁGUA E AS ONDINAS E NEREIDAS
O HEXAGRAMA REPRESENTA O ELEMENTO AR E OS SILFOSA ESPADA SIMBOLIZA O ELEMENTO FOGO E AS SALAMANDRAS
O CASTIÇAL COM SUAS 7 VELAS REPRESENTA
OS 7 CHAKRAS DESPERTOS PELO FOGO SAGRADO
OS 7 CHAKRAS DESPERTOS PELO FOGO SAGRADO