quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Oferendas em Cemitério

O cemitério é um lugar sagrado em todas as religiões e é um ponto de força muito usado por nós Umbandistas.
Também chamado de Calunga Pequena, Calunguinha ou ainda Campo do Pó ou Campo Santo é nele que as coisas se transformam, se transmutam.
No espiritual existem vários pontos de forças, vários locais vibratórios, e o cemitério é um deles, trocando em miúdos é um portal para uma seara, uma egrégora energética, lugar onde as vibrações de Omulu (morte, paralisação) e Obaluaye (evolução, transmutação) dão sustentação, onde encontramos as forças de Nanã Buruque, Yansã das Almas, Ogum Megê e de muitos outros orixás que atuam na evolução dos seres. É Uma Campina Aberta (Oxalá e Oyá Tempo) cercada de árvores (Oxossi) com concentração de terra (Obá).
Nesta seara não existe túmulos, campas ou covas, é um lugar onde as energias estão mais concentradas, mais densas, pois estão atuando o tempo todo na transformação, na transmutação da vida material para a vida espiritual. Por esse motivo sentimos o ar mais “pesado” quando estamos em um cemitério.
Não há motivo para sentirmos medo, pois é um dos pontos de força mais movimentado e protegido. Trabalhadores espirituais estão o tempo todo atuando, esclarecendo, curando e encaminhando os recém desencarnados.
cientes do poder deste ponto de força costumamos fazer oferendas para esses Orixás ou para estes Trabalhadores (sejam eles Exus, Pomba Giras, ....) e pedir pela paralisação (morte) de nossas doenças, vícios, tristeza, para transmutar nossos sentimentos negativos ou encaminhar algum espírito negativo que esteja atuando em nosso campo mediúnico.
Quando entramos em um cemitério, saudamos as forças atuantes para demonstrar nosso respeito e devoção.
Saudamos e pedimos licença ao Exu Sentinela daquele cemitério para entrarmos no campo guardado por ele.
Ao entrar ajoelhamos e saudamos Obaluayê (cruzando o chão com a mão direita) – Omulú (tocamos o chão 3 vezes com a mão esquerda) – Yansã das Almas - Ogum Megê (*Este ritual também se repete na saída)
Cobrimos nossa cabeça com um lenço branco para que as energias densas do local não desequilibrem nosso mental e com muito respeito nos dirigimos ao local de nossa oferenda.
Quase todo cemitério possui um Cruzeiro, ou ponto central, e é a partir dele que as energias são irradiadas.
Obaluayê irradia a direita do Cruzeiro e lá novamente ele é saudado e oferendado.
Omulú irradia à esquerda do Cruzeiro, onde deve ser saudado e oferendado.
Guias de direita podem ser oferendados e saudados na frente do cruzeiro e Guias de Esquerda atrás do Cruzeiro.
Na Umbanda não há sacrifício animal e toda a oferenda deverá ser recolhida ao final do trabalho.
Todas as oferendas para os exús de qualquer falange, que trabalhem nas linhas de almas e cemitérios, devem ser feitas apenas a pedido das entidades e por pessoas por elas indicadas.
Não porque sejam perigosas, mas porque sua linha de atuação e densidade vibratória teem outras atribuições especializadas e porque o local de sua entrega (cemitérios) é perigoso para pessoas despreparadas.

COMO ENTRAR E SAIR CEMITÉRIOS 💀
(É um Exemplo pois cada casa e entidades tem seu fundamento ao qual devemos respeitar )m essa orientação é básica, pois para cada axé executado teríamos procedimentos diferente.
Aqui coloco um ponto básico que pode ser usado para todos na falta de conhecimento ou de não haver uma orientação específica para tal.
Refiro-me então no caso de levar flores, orações, etc a parentes e amigos e a entrega de axés também.

1. AO ENTRARMOS NA PORTA DO CEMITÉRIO E PEDIR LICENÇA AO SR EXU CAVEIRA E TODOS OS EXUS QUE SÃO GUARDIÕES DO CAMPO SANTO E ESPÍRITOS QUE ALI TRABALHAM E REPOUSAM SAUDANDO DA SEGUINTE FORMA.
TOCA-SE COM A PONTA DO DEDOS O CHÃO POR 3 VEZES DIZENDO MENTALMENTE, “SALVE AS ALMAS E TODOS OS EXUS DO CEMITÉRIO- LAROIE EXU”

2. DEPOIS NÓS VAMOS ATÉ O OSSÁRIO E COLOCAMOS OS SEGUINTES ITENS PARA SAUDAR O SR. OMULU

• UM VELA BRANCA (ACESA);
• UMA ROSA BRANCA;
• UM COPO COM ÁGUA (DESCARTAVEL E ABERTO)

3. PEDIMOS PARA O SR OMULU QUE SEJA ILUMINADO TODOS OS SERES QUE NESTE MUNDO JÁ DESENCARNARAM, PARENTES E AMIGOS.

4. FAZEMOS UMA ORAÇÃO PARA AUXILIAR ESSES ESPÍRITOS E PEDIMOS QUE NO CAMPO SANTO ELES POSSAM TER A PAZ E BUSCAR SUA EVOLUÇÃO.

5. APÓS ISSO DEVEMOS IR AO CRUZEIRO DAS ALMAS COM O MESMO RESPEITO AO PISAR NO CHÃO DO CRUZEIRO, BATER COM AS PONTAS DOS DEDOS E DIZER “ SALVE AS ALMAS – SALVE OS PRETOS VELHOS“.

6. ACENDEMOS UMA VELA BRANCA OU BRANCA E PRETA PARA OS PRETOS VELHOS E PEDIR QUE AO SAIR DAQUELE CAMPO SANTO, NADA NÓS ACOMPANHE E QUE SE TIVEMOS ALGUMA ENERGIA NEGATIVA QUE ELA SEJA DESCARREGADA, SAIMOS DE FRENTE PARA O CRUZEIRO DANDO PELO MENOS 3 PASSOS E VIRAMOS E SEGUIMOS EMBORA.

7. AO SAIR DO CEMITÉRIO TAMBEM DEVEMOS SAIR DE FRENTE PARA A ENTRADA NUNCA DE AS COSTAS PARA O CEMITÉRIO AO SAIR, PEÇA LICENÇA AO SR EXU CAVEIRA E TODOS OS EXUS POR PERMITIREM QUE EFETEMOS NOSSA OBRIGAÇÃO.

8. NÃO DEVEMOS PISAR COM O SAPATO QUE VIEMOS DO CEMITÉRIO EM CASA POIS PODE CONTER LARVAS ASTRAIS QUE ENTRAM E SE ESTALAM EM NOSSA CASA, DEVE-SE TIRA E LAVAR PELO MENOS A SOLA DO SAPATO COM ÁGUA E SABÃO ANTES DE USA-LO NOVAMENTE