Falar do Exú Destranca Rua é mais que uma honra. É um prazer. Entidade essa que me acompanha desde que me iniciei dentro da Umbanda. Muitas outras entidades de rua vieram depois, porém, por esse exú tenho grande amor e respeito.
O exú Destranca Rua é uma entidade de cruzeiro. Ele é subordinado do exú Calunga. Portanto ele trabalha tanto no cruzeiro de rua quanto nos cruzeiros das almas (calunga). Ele é um exú que atua destrancando os caminhos trancados por baixas energias e vibrações.
Dentro da umbanda o exú Destranca Rua trabalha na vibração de Ogum, Oxum e também Xango. Sendo ele um exú de cruzeiro, indiretamente ele trabalha para os demais caboclos sem excessão, pois todos os trabalhos e rituais precisam de caminhos abertos para poderem ter bom êxito. Na maioria das vezes esse exú se apresenta como Bará da Rua, nome esse usado pelos zeladores mais antigos de exú. Esta entidade tem como seu ajuntó (companheira) várias pombas-giras, são elas: Pomba-Gira Dama da Noite; Sete Encruzilhadas; Sete Saias; Maria Padilha das Encruzilhadas; Pomba-Gira Rosinha; Pomba-Gira Cigana do Baralho e Pomba-Gira Sete Chaves.
Existem alguns zeladores de exú, que assim como eu, acreditam que o exú Destranca Rua, dependendo do trabalho em que está atuando, varia de ajuntó, não se fazendo necessário as companheiras citadas acima. Essas variações dependem das energias carmicas que a a pessoa que o acenta trazem consigo juntamente com a demanda que está tem para vencer.
Sua oferenda (dentro do meu ilê e respeitando os fundamentos existentes) é composta por: milho torrado; batata miúda assada (por esse exú trabalhar sobre o comando do Orixá Bará); pipoca; uma laranja; e bife acebolado frito no dendém posta em uma bandeja forrada em papel de seda vermelho.* Esta é arriada em um cruzeiro aberto, de preferência de chão batido, com uma cachaça e um charuto de boa qualidade, iluminada por sete velas brancas.
Sempre que agradarmos a esse exú, aconselho a arriar junto dessa oferenda, uma champanhe, uma rosa vermelha e um cigaro, pois nunca podemos esquecer que este exú nunca trabalha sozinho, e seria uma ofença se não agradarmos a suas companheiras.
Este exú, destranca também os negocios financeiros, por isso é bom fazer oferendas em portas de bancos, supermercados, enfim lugares de grandes movimentos. Também é um grande aliado na hora de destrancar os relacionamentos complicados e no auxilio a saúde.
Mas atenção. Dentro do meu segmento religioso, este exú é considerado irmão do exú Tranca Rua, e por isso quando não agradado corretamente ou quando não cumprido as promessas feitas a ele, rapidamente os caminhos são trancados tendo mais dificuldades para serem revertidos.
Enfim, muitas vezes faltam palavras para expressar o meu amor e gratidão para com essa entidade, que por muitos anos vem me ajudando e realizando excelentes trabalhos para aqueles que tem fé e que meu Ilê frequentam.