domingo, 12 de janeiro de 2020

Mãe Cleusa Millet

Mãe Cleusa Millet

Cleusa da Conceição Nazaré de Oliveira, conhecida por Mãe Cleusa de Nanã (Salvador,1923 — Salvador, 15 de outubro de 1997) foi a quinta Iyálorixá do Terreiro do Gantois. Foi sucedida por sua irmã Carmen de Oxalá.[1][2]
Mãe Cleusa e Mãe Carmem eram filhas de Mãe Menininha do Gantois, e netas de Maria da Glória Nazareth a terceira Iyálorixá do mesmo Terreiro.
No Gantois, quem assume o lugar da mãe é a filha mais velha, essa é a tradição da casa. Segundo Julio Braga: "Historicamente, o Gantois é um candomblé familiar de tradição hereditária consanguínea, em que os regentes são sempre do sexo feminino".
Mãe Cleusa construiu toda uma vida no candomblé, tendo se iniciado na religião e ajudado a mãe a comandar o centro. Casou-se com um oficial da Marinha e com ele teve três filhos: Mônica, Zeno e Álvaro. Morou na Cidade do Rio de Janeiro, e lá passou a exercer sua profissão, já que estudou muito durante a vida e passou no vestibular de Medicina na Universidade Federal da Bahia, e seu primeiro emprego foi na profissão em que se formou, obstetra.