Quem é Aggayu Sola?
Aggayú Solá é um Orixá e representa a natureza para dentro da terra magmael volcánel. Representa também as imensas forças e energias da natureza, a força de um terremoto de uma descarga de lava, vulcões circulando intensamente no subsolo, ascendendo à superfície a força que transforma o universo e a terra nele. É a bengala dos Osha e particularmente Obbatalá. Ele mora na corrente do rio. No ser humano, é representado por um barqueiro no rio.
Aggayú Solá também é o orixá dos desertos de terra seca e rios enfurecidos. É o gigante do caráter belicoso e colérico de OshaOrisha del fuegode. É o pessoal de Obbatala. Confundido em alguns casos com Aganjú, o sexto Alafín de Òyó.
Seu culto vem de Arára e Fon. Seu nome vem de Yorùbá Aginjù Solá (Aginjù: deserto - Então: voz - Àlá: capa), literalmente "Aquele que cobre o deserto com sua voz". Existem várias maneiras de coroar este orixá. Aggayu pode ser feito diretamente ou Shangó ou Oshún podem ser coroados, chamados Shangó com ouro para Aggayú ou Oshún com ouro para Aggayú . Coroá-lo diretamente é algo de origem Aará, enquanto a tradição Lucumí é mais sobre fazer ouro, embora isso tenha mudado e o recomendado é perguntar a Orunmila qual é o melhor para o futuro iyawó.
Se for colocado no topo, seu principal Otá é piramidal e deve permanecer amarrado sob o rio por um período de 9 dias. Seu número é 9 e seus múltiplos. Sua cor é vermelho escuro e branco ou as 9 cores, exceto preto. É comparado em sincretismo com San Cristóbal (25 de julho) ou San Cristobal de la Habana (16 de novembro). Ele Saluda Aggayú Solá Kinigua Ogge Ibba Eloni!
Família de Aggayu Solá.
Filho de Oroiña é considerado por alguns como o pai de Shango e Orungán . Amante de Oshanlá e Yembó (Caminhos de Obbatala) .
Diloggun em Aggayu Solá.
Na pistola, ele fala por Osá Meji (99).
Ferramentas Aggayú Solá.
Seu receptáculo é um mudbrush ou um bastão de madeira pintado com suas nove cores. Seus atributos são o Oché (machado bípede vermelho e branco adornado com cores amarela e azul) 9 ferramentas de combate, 2 boiões de boi, 9 companheiros, uma mão de caracol e uma bengala. Seus Elekes são marrons (cacau), matipó, azul turquesa pérola (azul claro), vermelho e às vezes amarelo ou verde; outros os fazem intercalando 8 contas amarelas, 9 vermelhas e 1 branca.
Ofertas para Aggayú Solá.
Você receberá frutas de todos os tipos de berinjela, palitos de milho assados, geleia de cana, semente de ave e biscoitos com manteiga de corojo. Cabra, galo, pintada, jicotea e pombos são imolados. Sua ovelha é Bledo punzó, atiponlá, muco de peru, baria, platanillo cubano, salsaparrilha, paraíso, choupo, jobo, curujey e o mar do Pacífico.
Objetos de poder de Aggayú Solá.
Um machado com duas cabeças e uma haste.
Ternos de Aggayú Solá.
Aggayu veste um forte terno vermelho e calça. Lenços coloridos pendurados no cinto.
Aggayú Solá dança.
Aggayu dá longos passos e levanta os pés muito alto, como se estivesse andando em obstáculos. Ao mesmo tempo, suavize o ar com seus oitenta. Ele gosta de carregar crianças nos ombros.
Coroando Aggayú Solá. Kari-Osha
Para coroar este Osha deve ter recebido o guerreiro Orishas antes . Então, durante a coroação, os seguintes Oshas e Orishas devem ser recebidos.
Elegguá, Oggun, Obbatalá, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Aggayú.
Caminhos de Aggayú Solá.
Seus caminhos são: Aggayú Kinigua.
Aggayú Larí.
Aggayú Babadina.
Aggayú Aggarí.
Características do Omo Aggayú Solá.
Violento, irascível e irritado e fisicamente muito forte. Eles são sensíveis e amam ternura. Eles amam crianças e são presas fáceis para mulheres com aparência frágil, porque adoram proteger os fracos.
Patakíes de Aggayú Solá.
Aggayu, o rei.
Shango proclamava para todos os povos da terra, mas nunca conseguia se aproximar de uma terra que trovejava e tremia e estava sempre coberta por gases incandescentes. Ele estava ansioso para entrar naquela terra para proclamar a religião de Osha.
Então ele foi para a casa de Orunmila, onde Obara osa o viu e Marco Ebbo para levá-lo até a beira de um rio. Shango fez tudo como Orunmila lhe disse e, quando foi, encontrou Elegba, que depois de cumprimentar para falar e Elegba disse a Shango que, depois do rio, havia um vale muito fértil, onde havia uma cidade em que as pessoas que moravam ali não tinham um senso fixo do que tinham porque estavam distraídas, independentemente do assunto a ser tratado e que O rei daquele lugar falou aos súditos de longe para não se deixarem ver.
Shango ficou intrigado e perguntou a Elegba como é possível que um povo tenha um rei, a quem não conhece nem vê. Shango decidiu ir ver o rei e Elegba disse que o rei iria esfriar à noite e que havia uma pessoa de Oshun esperando por ele e sabia onde ele morava.
Ao anoitecer, Shango chegou ao rio e logo depois de estar lá, ouviu um barulho muito alto, como um rugido, e viu uma mulher correndo ao longo da margem oposta do rio, pouco depois de ver um homem muito grande, submerso imediatamente para remover a fumaça que estava nele e a mulher esperou que ele chegasse à superfície do rio e começou a derramar água sobre sua cabeça para esfriá-la.
Shango, que estava olhando para tudo, começou a gritar para que o vissem e, quando o notou, perguntaram o que ele queria e Shango respondeu, passando pelo rio. Aggayu, que era o rei, arrancou uma palma da mão e, usando-a como uma bengala, atravessou Shango de uma margem para outra, depois de atravessá-la, as apresentações relevantes foram produzidas e eles perguntaram novamente a Shango o que ele queria e o que ele respondeu que queria. Conheça o seu povo.
Shango foi à cidade e observou que seus habitantes estavam dirigindo sem controle e viu como Aggayu não se aproximou de nenhum deles. Ao perguntar a Shango, por causa dessa atitude do povo, Aggayu disse a ele: venha a minha casa e você saberá e foi assim que Shango observou que Aggayu vivia no vulcão.
Aggayu ficou surpreso ao ver Shango andando na lava sem queimar e perguntou-lhe como ele não queimou, Shango disse: Eu sou o único filho de Iyamese e agora quero consertar seu povo porque vi que alguns de seus filhos Eles podem falar com você diretamente, mas outros quando se aproximam de você ficam chateados. Aggayu, Shango e Oshun fizeram um pacto, de modo que Shango e Oshun tinham o mesmo direito de sentar a cabeça dos filhos de Aggayu, desde que não pudessem falar com ele diretamente.
Para selar o pacto de Aggayu, ele serviu Shango, akuko meyi, etu e eyele e pintou uma linha vermelha, branca e vermelha sob a coroa de Shango, onde Shango serviu Aggayu, etu, akuardo, oka, olele , ekru, hoop e para que todos saibam o pacto, quando o vulcão entrar em erupção, primeiro vem a vela que é Shango e depois a lava que é Aggayu.
Aggayú Solá também é o orixá dos desertos de terra seca e rios enfurecidos. É o gigante do caráter belicoso e colérico de OshaOrisha del fuegode. É o pessoal de Obbatala. Confundido em alguns casos com Aganjú, o sexto Alafín de Òyó.
Seu culto vem de Arára e Fon. Seu nome vem de Yorùbá Aginjù Solá (Aginjù: deserto - Então: voz - Àlá: capa), literalmente "Aquele que cobre o deserto com sua voz". Existem várias maneiras de coroar este orixá. Aggayu pode ser feito diretamente ou Shangó ou Oshún podem ser coroados, chamados Shangó com ouro para Aggayú ou Oshún com ouro para Aggayú . Coroá-lo diretamente é algo de origem Aará, enquanto a tradição Lucumí é mais sobre fazer ouro, embora isso tenha mudado e o recomendado é perguntar a Orunmila qual é o melhor para o futuro iyawó.
Se for colocado no topo, seu principal Otá é piramidal e deve permanecer amarrado sob o rio por um período de 9 dias. Seu número é 9 e seus múltiplos. Sua cor é vermelho escuro e branco ou as 9 cores, exceto preto. É comparado em sincretismo com San Cristóbal (25 de julho) ou San Cristobal de la Habana (16 de novembro). Ele Saluda Aggayú Solá Kinigua Ogge Ibba Eloni!
Família de Aggayu Solá.
Filho de Oroiña é considerado por alguns como o pai de Shango e Orungán . Amante de Oshanlá e Yembó (Caminhos de Obbatala) .
Diloggun em Aggayu Solá.
Na pistola, ele fala por Osá Meji (99).
Ferramentas Aggayú Solá.
Seu receptáculo é um mudbrush ou um bastão de madeira pintado com suas nove cores. Seus atributos são o Oché (machado bípede vermelho e branco adornado com cores amarela e azul) 9 ferramentas de combate, 2 boiões de boi, 9 companheiros, uma mão de caracol e uma bengala. Seus Elekes são marrons (cacau), matipó, azul turquesa pérola (azul claro), vermelho e às vezes amarelo ou verde; outros os fazem intercalando 8 contas amarelas, 9 vermelhas e 1 branca.
Ofertas para Aggayú Solá.
Você receberá frutas de todos os tipos de berinjela, palitos de milho assados, geleia de cana, semente de ave e biscoitos com manteiga de corojo. Cabra, galo, pintada, jicotea e pombos são imolados. Sua ovelha é Bledo punzó, atiponlá, muco de peru, baria, platanillo cubano, salsaparrilha, paraíso, choupo, jobo, curujey e o mar do Pacífico.
Objetos de poder de Aggayú Solá.
Um machado com duas cabeças e uma haste.
Ternos de Aggayú Solá.
Aggayu veste um forte terno vermelho e calça. Lenços coloridos pendurados no cinto.
Aggayú Solá dança.
Aggayu dá longos passos e levanta os pés muito alto, como se estivesse andando em obstáculos. Ao mesmo tempo, suavize o ar com seus oitenta. Ele gosta de carregar crianças nos ombros.
Coroando Aggayú Solá. Kari-Osha
Para coroar este Osha deve ter recebido o guerreiro Orishas antes . Então, durante a coroação, os seguintes Oshas e Orishas devem ser recebidos.Elegguá, Oggun, Obbatalá, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Aggayú.
Caminhos de Aggayú Solá.
Seus caminhos são: Aggayú Kinigua.Aggayú Larí.
Aggayú Babadina.
Aggayú Aggarí.
Características do Omo Aggayú Solá.
Violento, irascível e irritado e fisicamente muito forte. Eles são sensíveis e amam ternura. Eles amam crianças e são presas fáceis para mulheres com aparência frágil, porque adoram proteger os fracos.
Patakíes de Aggayú Solá.
Aggayu, o rei.Shango proclamava para todos os povos da terra, mas nunca conseguia se aproximar de uma terra que trovejava e tremia e estava sempre coberta por gases incandescentes. Ele estava ansioso para entrar naquela terra para proclamar a religião de Osha.
Então ele foi para a casa de Orunmila, onde Obara osa o viu e Marco Ebbo para levá-lo até a beira de um rio. Shango fez tudo como Orunmila lhe disse e, quando foi, encontrou Elegba, que depois de cumprimentar para falar e Elegba disse a Shango que, depois do rio, havia um vale muito fértil, onde havia uma cidade em que as pessoas que moravam ali não tinham um senso fixo do que tinham porque estavam distraídas, independentemente do assunto a ser tratado e que O rei daquele lugar falou aos súditos de longe para não se deixarem ver.
Shango ficou intrigado e perguntou a Elegba como é possível que um povo tenha um rei, a quem não conhece nem vê. Shango decidiu ir ver o rei e Elegba disse que o rei iria esfriar à noite e que havia uma pessoa de Oshun esperando por ele e sabia onde ele morava.
Ao anoitecer, Shango chegou ao rio e logo depois de estar lá, ouviu um barulho muito alto, como um rugido, e viu uma mulher correndo ao longo da margem oposta do rio, pouco depois de ver um homem muito grande, submerso imediatamente para remover a fumaça que estava nele e a mulher esperou que ele chegasse à superfície do rio e começou a derramar água sobre sua cabeça para esfriá-la.
Shango, que estava olhando para tudo, começou a gritar para que o vissem e, quando o notou, perguntaram o que ele queria e Shango respondeu, passando pelo rio. Aggayu, que era o rei, arrancou uma palma da mão e, usando-a como uma bengala, atravessou Shango de uma margem para outra, depois de atravessá-la, as apresentações relevantes foram produzidas e eles perguntaram novamente a Shango o que ele queria e o que ele respondeu que queria. Conheça o seu povo.
Shango foi à cidade e observou que seus habitantes estavam dirigindo sem controle e viu como Aggayu não se aproximou de nenhum deles. Ao perguntar a Shango, por causa dessa atitude do povo, Aggayu disse a ele: venha a minha casa e você saberá e foi assim que Shango observou que Aggayu vivia no vulcão.
Aggayu ficou surpreso ao ver Shango andando na lava sem queimar e perguntou-lhe como ele não queimou, Shango disse: Eu sou o único filho de Iyamese e agora quero consertar seu povo porque vi que alguns de seus filhos Eles podem falar com você diretamente, mas outros quando se aproximam de você ficam chateados. Aggayu, Shango e Oshun fizeram um pacto, de modo que Shango e Oshun tinham o mesmo direito de sentar a cabeça dos filhos de Aggayu, desde que não pudessem falar com ele diretamente.
Para selar o pacto de Aggayu, ele serviu Shango, akuko meyi, etu e eyele e pintou uma linha vermelha, branca e vermelha sob a coroa de Shango, onde Shango serviu Aggayu, etu, akuardo, oka, olele , ekru, hoop e para que todos saibam o pacto, quando o vulcão entrar em erupção, primeiro vem a vela que é Shango e depois a lava que é Aggayu.