terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PERGUNTAS FREQUENTES NA RELIGIÃO DE YORUBA

PERGUNTAS FREQUENTES NA RELIGIÃO DE YORUBA

1) O que é Santeria? - Santería é o sincretismo entre os cultos iorubás e a religião católica. Expressão de sobrevivência no continente americano de um culto de origem iorubá, vítima das vicissitudes da história. Ele chegou a Cuba na segunda metade do século XVIII.
2) Quem são os iorubas? - Os iorubas são membros de um povo melano-africano, localizado a sudoeste da Nigéria, na região de fronteira com a atual República do Benin, Togo e Gana, na África Ocidental.
3) Em que sua crença religiosa se baseia? - Uma doutrina africana animista por sua crença que afirma que todo ser natural é vivificado por um espírito, é uma religião monoteísta que reconhece um único Deus criador de tudo o que existe e que possui práticas politeístas.
4) O que significa a expressão Oloddumare - Olofin-Olorun? - Oloddumare é a criação = Deus Todo-Poderoso Olofin e Olorun é o Sol, são diferentes tendências de divindade que são integradas em uma única entidade.
5) Por que esses nomes estranhos para nomear Deus e as forças superiores? - OLODDUMARE é composto no dialeto iorubá por: Eterno OIL DDU MARE aumentando a estabilidade, este é Deus; OLOFI significa o espaço FI de extensão OLO deste mundo; OLORUN no continente africano, existem pessoas que não conhecem ou adoram outro Deus além do Sol, como ele é chamado LORUN
6) O que são os Orixás? - São divindades ou energias superiores que governam nossos destinos, transcendem nossas faculdades sensoriais, são intermediárias de Deus.
7) Quem são os Santeros? - São as pessoas consagradas que selaram pactos perpétuos e profundos com os orixás. São padres e padres que estão autorizados a usar o Oráculo "Diloggún de Cauris" de caracóis para estabelecer comunicação entre os orixás e a pessoa consultada.
8) O que é um Babalawo? - A regra de Osha ou Santeria está interligada com Orúnmila ou Ifá. Os babalawos têm uma consagração adicional de Orúnmila. Eles dão aos devotos "Mão de Orula" (Ico-Fa (mulher), Awo-faca (homem) de Orula) e várias divindades, mas não mais consagram "Osha" a seus afilhados. Eles se reúnem no Conselho para apresentar as previsões de Orula que são inexoravelmente cumpridas.
9) O que são os caracóis na religião iorubá?- Os Cauris fazem parte do Orixá, transmitem a profecia personalizada através do “Diloggún” e do sistema numérico “Oddum” interconectados ao pataquím, que estabelece uma relação entre os fatos narrados e os problemas que a pessoa consultada pode ter.
10) O que é o Oracle do Ifá? - O Oráculo Supremo, através do qual o Babalawo se comunica com Orula e com as divindades do panteão iorubá, personifica a sabedoria e a possibilidade de influenciar o destino. Eles usam a cadeia ékuele e a placa ifá com os ikines
11) Quantos orixás existem na religião iorubá? - 201 divindades são aquelas pertencentes ao panteão iorubá, mas na América duram até hoje, aproximadamente trinta orixás, dadas as características do ritual.
12) Quem é Elegguá? - É o orixá que tem as chaves do destino. Ele é o dono das estradas e o mensageiro de Olofi, ele tem o privilégio de ser o primeiro em tudo.
13) Quem é Oduduwa? - Primeiro rei dos Yorubas, Orixá mais velho, representando os mistérios e segredos da morte.
14) Quem é Obbatalá? - Ele é o rei de todos os orixás. Personifica a criação do homem. Dono de nossos sentimentos. Sonhos e pensamentos Ele é o único juiz da religião. Sua palavra é lei.
15) Quem é Yemayá? - Orixá rainha das águas salgadas com domínio da superfície dos mares. Considerada a mãe de todos os orixás.
16) Quem é Oyá?- Divindade dona da cintilação, domina os ventos, dona do mercado, acompanha os mortos até a porta do cemitério.
17) Quem é o Shango? - Orixá de fogo, raio, trovão, guerra, dança e beleza viril. Ele tem o poder de saber o que o homem fala em segredo. Representa virtudes e imperfeições humanas.
18) Quem é Oshún? - É a divindade do amor, paz, feminilidade, sexualidade, beleza. Possui os rios e cobre, representa a luta da vida. Cuida e protege os órgãos reprodutivos das mulheres e tem uma presença fundamental no momento da fertilização.
19) Quem é Oggún? - Ele é o orixá que tem a missão de lutar por todos nós. Proprietário de ferro e minerais. Domine o mistério da montanha. Ele cometeu uma falha e até o mundo ser mundo, ele não dorme à noite ou durante o dia.
20) Quem é Oshosi? - Ele é o orixá que possui justiça e caça. Ele é o caçador de homens tem grande poder.
21) Você pode obter saúde em Santería?- Quando diagnosticados clinicamente uma doença incurável, desde que Deus o determine, os orixás podem prolongar sua vida e dar saúde, estabilidade e firmeza.

22) O que é ebbó? - É a fórmula ou método que o orixá indica para se livrar do negativo que é anunciado na consulta. Representa ofertas, orações e orações.
23) Como isso pode ser alcançado? - Seguindo o conselho dado pelos orixás através dos oráculos divinatórios com fé e confiança.
24) Como uma pessoa começa na religião iorubá?- Com um babalawo, que pode dar a você o representante dos guerreiros dos Orixás Oddé, Eshu (Eleggua) Oggun, Oshosi e Osun. Com o babalawo, você também pode receber o Ordeal Iddé, e também recebe sua mão de Orunla, onde em seu Itá você determina quem é o seu Guardião Orixá. Com um Iwóro (santero), você recebe os chamados colares de fundação consagrados "Ilekes", representativos dos 4 cabeçalho oshas (Obbatala, Shango, Yemaya e Oshun), é uma cerimônia complexa que inicia a pessoa em uma metodologia ancestral. Estes devem ter sido marcados em uma consulta.
25) O que significa "tornar-se santo?- Kari-Osha ou Elehan é a cerimônia mais importante na religião iorubá. Consiste na pessoa que se consagra com seu "anjo da guarda" ou "orixá da guarda". A partir daí, a pessoa consagrada se torna Iyawó por um ano e sete dias, depois Iwóro, Babalosha (homem) Iyalosha (mulher) e finalmente Oriaté.
26) Por que as pessoas se tornam santos? - Consagrar em santo depende de várias circunstâncias. Pode ser para a saúde, a devoção, o sacerdócio, alcançar estabilidade, evitar um grande perigo, aumentar nossas condições de energia com a melhor proteção.
27) Quem determina que uma pessoa deve se consagrar como santo? - Isso é determinado por Olofi e pelos orixás através dos oráculos divinatórios da religião.
28) O que significa "sincretismo"? - Sincretismo significa basicamente fusão e assimilação de diferentes sistemas. O sincretismo religioso é amplamente utilizado na Santería, onde os orixás são comparados aos santos católicos devido a certas semelhanças.
29) Você pode dizer então que os orixás são os mesmos santos católicos?- Não, isso é totalmente falso. O sincretismo foi usado pelos escravos iorubás para se proteger e proteger seus costumes religiosos antes do colonizador. Era costume chamar os orixás com nomes de santos católicos, mas obviamente não estamos falando das mesmas divindades. Por exemplo, você não pode dizer que Shango é Santa Barbara, a diferença entre os dois é bem acentuada.
30) Você pode dizer que Santeria é igual ao Espiritismo? - Não, Santería é uma doutrina anticlerical cuja filosofia e liturgia permaneceram no hermetismo com regras específicas, enquanto o espiritualismo se baseia na comunicação com entidades e espíritos e trabalha basicamente contra altares usando tabaco, espíritos, velas, cordões, encantos, etc.

31) Os colares dos Orixás podem ser colocados por um espiritualista? - Não, os colares que representam os orixás só podem ser colocados por aqueles que são consagrados no governo de Osha, ou seja, pelos santeros consagrados.
32) Na Santería, falamos sobre Eggun, quem eles querem dizer? - Os iorubas chamam Eggun de espírito dos ancestrais. Na prática religiosa iorubá, é essencial prestar homenagem aos mortos antes de iniciar qualquer cerimônia.
33) Qual é o cofre espiritual?- O cofre espiritual é um lugar onde é prestada homenagem aos antepassados ​​e espíritos orientadores da pessoa. É basicamente composto de copos com água e existem ofertas feitas à Eggun, como: flores, frutas, mel, conhaque, tabaco, velas, refeições caseiras, doces, etc.
34) O que são tambores Batá? - São os tambores sagrados da fundação que são usados ​​para prestar homenagem aos orixás. Aparecer diante do Batá é algo sério e sagrado. Existem três: Iyá, Itotéle e Okónkolo.
35) Quem é Añá? - Añá é uma divindade que vive dentro do tambor Batá. Ele é responsável por canalizar a mensagem que emite os sons do tambor. A apresentação pela primeira vez do consagrado antes de Aña representa sua confirmação.
36) O que é um Omoalaña?- É o nome dado aos músicos que tocam bateria do Batá. O nome significa "filho de Añá".
37) Um santero pode se casar com a Igreja Católica? - Sim, a santeria é um exemplo de dupla religiosidade, está aberta a doutrinas que exaltam a figura de Deus.
38) Onde os Santeria se originaram? - Santería vem da diáspora cubana, mas originou-se da regra tradicional de Osha Yoruba, que nasceu na África Ocidental no reino de Ife, localizado a sudoeste da Nigéria.
39) Quem é o Ooni? - Ele é o líder espiritual supremo e lidera a tradição da cultura religiosa iorubá. O Ooni é para os praticantes da religião iorubá o que o Papa é para os católicos.
40) Como você atende adequadamente um orixá?- As ofertas são feitas de acordo com a divindade, que dependerá da situação a ser resolvida e do que os oráculos dizem.
41) Uma pessoa não consagrada pode usar os oráculos divinos da religião iorubá? - Qualquer aborisha pode alcançar alto conhecimento dentro do contexto do Oráculo de Biagüé, mas as reflexões e previsões precisas do Oráculo de Diloggún são reservadas para os Iwóros ou são consagradas exclusivamente.
42) O que é o Idefá de Orunla? - É uma pulseira feita de contas verdes e amarelas que é colocada no pulso esquerdo das pessoas que precisam. Simboliza o pacto que Orunla fez com a morte, de modo a respeitar a vida das pessoas que o usam até Oloddumare determinar que ele deve deixar o plano terreno.
43) Quem coloca o Idefa? - O Idefá de Orunla só deve ser estabelecido pelos Babalawos, pois esses sacerdotes são consagrados a Orunmila.
44) Uma pessoa pode fazer oferendas aos orixás sem ser um santero? - Se pode. Ele não precisa ser consagrado para prestar homenagem às divindades iorubas. Mas nenhum templo público deve conhecer um Iwóro para entrar na Casa dos Santos "Ilé Orisha", onde, por sua vez, fica a sala "Igbodú", onde as divindades vivem.
45) Mas, por não ter as soperas onde os orixás moram, como eles podem prestar homenagem? - Você também pode invocar divindades em certos lugares. A Elegguá nas montanhas, a Obbatalá nas montanhas, a Yemayá no mar, a Shangó em uma palmeira real ou uma ceiba, a Oyá no cemitério, a Oshún no rio, etc.
46) Existe alguma diferença na prática da Santeria em outras partes do mundo? –Santeria é um termo derivado da palavra SANTO, a animista dotrina africana Yoruba é conhecida como Regra de Osha em Cuba, Venezuela… mas existem no Brasil, Argentina… La Umbanda, Candomblé, Batuke, La Macumba, Voudú, outras. ramos que têm divindades ou orixás ligados ao sincretismo.
47) Uma criança pode ser consagrada em santo? - Se puder, você pode até se consagrar enquanto está no ventre da mãe no momento em que ela é consagrada.
48) Santeria pode ajudar uma pessoa após a morte?- A regra de Osha-Ifa implica autodisciplina e educação dos sentidos paranormais que levam à clarividência. A morte representa o corpo físico, mas o desapego do espírito imperceptível aos nossos sentidos precisa de atenção para sua reencarnação; assim, com a atenção diária e com cerimônias mais profundas, o processo evolutivo da alma pode ser ajudado.
49) Um santero pode consagrar seus próprios parentes? - Não é recomendável. Somente para os menores, com exceção de seus filhos ou parceiros, a quem não podem consagrar.
50) Depois de consagrado, um santero pode se retirar de sua fé?- A pessoa pode se afastar da religião, se a decisão for sua, mas é importante saber que ela não pode deixar seus orixás e que a cerimônia de Kari Osha não pode ser apagada. Em caso de morte, existe uma cerimônia chamada Ituto, que significa desapego, atualização e elevação que deve ser realizada a todos os consagrados, advertidos assim, é livre para informar seus parentes que sua vocação religiosa precisa de atenção até que Deus determine seu fim.