Quem é Oya?
Oya é um Osha e está intimamente relacionado a Iku , a divindade da morte. Favorece as tempestades, os ventos fortes ou furacões e as cintilações. Simboliza o caráter violento e impetuoso. Ele mora na porta dos cemitérios. Representa a intensidade de sentimentos sombrios, o mundo dos mortos. Na natureza, é simbolizado pelo brilho. Juntamente com Eleguá , Orunla e Obatalá dominam os quatro ventos.
É chamado com o som da cápsula flamboyan. Representa a reencarnação dos antepassados, a falta de memória e o sentimento de arrependimento nas mulheres. A bandeira, sayas e panos de Oya têm uma combinação de todas as cores, exceto o preto. É também o orixá do rio Níger, anteriormente chamado Oya, por seus nove afluentes, nascidos no Iraque. Oya é uma das chamadas orixás mortas com suas irmãs Obba e Yewa. Oya exerce um poder especial sobre os eggúns, por ser essa mãe de 9 deles.
Amante da guerra lutou ao lado de Oggun e Shango nas campanhas que realizaram. Shango acompanhadoquando ele deixou andió e foi nomeado rainha de Kosso por isso. Seu culto é do território Tapa, Kosso e Òyó. Seu nome vem de Yorùbá Òyá (Oló: proprietário - Oya: Darkness) também conhecido como Yansá del Yorùbá Iyámsá (Iyá: mãe -Omó: filhos - Mesá: nove).
Os filhos de Yemaya e Shango não o recebem durante o Orisha Sodo e, quando se estabelecem como guardiões Orisha, seus filhos devem receber Yemaya com um ritual especial. Carrega 9 otá marrons ou carmelitas que são coletadas no rio.
Seu número é 9 e seus múltiplos. No sincretismo, é comparada com a Santa Virgem da Candelária e Santa Teresa (2 de fevereiro). Sua cor é vinho tinto, marrom ou carmelita e 9 cores, exceto preto. Saudações Jekua Jey Yansá!
Família de Oya.
Filha de Obbatala e Yembó, esposa de Oggun , Shango e beijou Babalu ayé pela primeira vez, também irmã de Ayaó, que é virgem e não se instala.
Diloggun em Oya.
Fale no diloggun de Osá (9).
Ferramentas Oya.
É chamado com o som da cápsula flamboyan. Representa a reencarnação dos antepassados, a falta de memória e o sentimento de arrependimento nas mulheres. A bandeira, sayas e panos de Oya têm uma combinação de todas as cores, exceto o preto. É também o orixá do rio Níger, anteriormente chamado Oya, por seus nove afluentes, nascidos no Iraque. Oya é uma das chamadas orixás mortas com suas irmãs Obba e Yewa. Oya exerce um poder especial sobre os eggúns, por ser essa mãe de 9 deles.
Amante da guerra lutou ao lado de Oggun e Shango nas campanhas que realizaram. Shango acompanhadoquando ele deixou andió e foi nomeado rainha de Kosso por isso. Seu culto é do território Tapa, Kosso e Òyó. Seu nome vem de Yorùbá Òyá (Oló: proprietário - Oya: Darkness) também conhecido como Yansá del Yorùbá Iyámsá (Iyá: mãe -Omó: filhos - Mesá: nove).
Os filhos de Yemaya e Shango não o recebem durante o Orisha Sodo e, quando se estabelecem como guardiões Orisha, seus filhos devem receber Yemaya com um ritual especial. Carrega 9 otá marrons ou carmelitas que são coletadas no rio.
Seu número é 9 e seus múltiplos. No sincretismo, é comparada com a Santa Virgem da Candelária e Santa Teresa (2 de fevereiro). Sua cor é vinho tinto, marrom ou carmelita e 9 cores, exceto preto. Saudações Jekua Jey Yansá!
Família de Oya.
Filha de Obbatala e Yembó, esposa de Oggun , Shango e beijou Babalu ayé pela primeira vez, também irmã de Ayaó, que é virgem e não se instala.
Diloggun em Oya.
Fale no diloggun de Osá (9).
Ferramentas Oya.
Seu receptáculo em uma panela de barro com tampa ou terrina de barro carmelita ou de várias cores. Normalmente ele vive seco, em alguns casos na água do rio e em outros apenas um pouco da água do rio é pulverizado no seu otá. Seus atributos são 9 adanes (cabos) de cobre, vagens flamboyan, Irukes (cauda de cavalo), uma mão de caracóis, ferramentas de trabalho e guerra, espadas, escudos, escravos, espadas de raios, coroa, lenços de 9 cores diferentes Exceto preto, guataca, bico, acofá, raio, foice, vara, enxada, ancinho, machado, sabre, etc. Seus Elekes são 1 conta carmelita com listras pretas e brancas para cada 9 carmelitas; em algumas casas de Osha, eles são feitos de contas lilás com listras amarelas ou 9 contas brancas e 9 pretas alternadas.
Ofertas para Oya.
Frutos de cores ocres são oferecidos principalmente berinjela, batata doce, banana indiana, pão de carita, arroz branco com berinjela, manteiga de corojo, uvas, manteiga de cacau, milho torrado, coco, etc. Chiva, galinhas, pintadas, pombos são imolados. Sua ovelha são flamboyan, caimitillo, fruta bomba, mandioca, romã, calêndula, mil flores, gerânio, coral púrpura, mar pacífico, pepino cimarrón, verbena, flor do cemitério, mortos assustadores, mudança de voz, banana, vergonhoso, sagebrush, cordoban, Cânfora, curujey, croto, pinha, meloncillo, etc.
Objetos de poder de Oya.
Uma ferramenta feita com crina de crina preta, chamada Iruke. Nove pulseiras de cobre.
Ternos de Oya.
Oya usa um vestido de vinho e um saya com 9 listras de cores diferentes. Você também pode vestir um vestido de fibra seca da parte superior da palma real, chamada yagua. Nove fitas coloridas cobrem sua cabeça.
Oya dança.
Quando Oya dança, ela sacode o iruke para limpar as más influências do ar. Sua dança é muito frenética e muito rápida. É ilusório, um bacanal. Às vezes, ele carrega uma tocha acesa na mão direita, fazendo círculos ferozes quando se vira para a esquerda.
Coroa Oya. Kari-Osha
Para coroar este Osha deve ter recebido o guerreiro Orishas antes . Então, durante a coroação, os seguintes Oshas e Orishas devem ser recebidos.
Elegguá, Oggun, Oshosi, Obbatalá, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Oya.
Estradas de Oya.
Seus caminhos são:
Oya Yansa Bí Funkó.
Eu dormi.
Oya De.
Oya Bumí.
Olá Bomi.
Oya Nira
Oya Igbalé.
Oya Niké
Oya Tolá.
Ei Dira.
Oya Funké.
Oya Iya Efon.
Oya Affefere.
Oya Yansá Mimú.
Oya Obinidodo.
Oya Yansa Duma.
Oya Yansa Doco.
Oya Tombowa.
Oya Ayawá.
Oya Cap.
Oya Tomboro.
Oya Yansa Odó.
Oya Yansá Orirí.
Características do Omo Oya.
São pessoas reservadas, de natureza calma como uma brisa, mas quando ficam bravas são uma tempestade. São como o vento, não gostam de ficar trancados em um lugar, cansam facilmente o cotidiano e são monótonos. São casos extremamente fiéis, mas em outros casos são atribuídos a aventuras conjugais extras. Em todos os casos, eles são muito ciumentos.
Patakies de Oya.
Três irmãs viviam há muito tempo em uma tribo: Yemayá, Oshún e Oya, que, embora muito pobres, eram felizes. Yemayá era a mais velha e mantinha suas duas irmãs pescando no mar. Oya era a menor e Oshun cuidou dela. Ao fazer isso, ela também pescou no rio e colecionou pedras, que eles venderam. Muito grande foi o amor entre as três irmãs. Um dia a tribo foi invadida por tropas inimigas. Oshún não pôde ouvir os gritos de Oya, que amarrou para não se perder fazendo suas brincadeiras habituais desde que estava submerso no rio, nem Yemayá ouviu, que ficava muito longe da costa. Assim, os inimigos tomaram Oya como cativo.
Oshún, quando descobriu a perda de sua amada irmã, doente de melancolia, começou a consumir lentamente. No entanto, ele conseguiu saber o quanto os inimigos estavam pedindo o resgate de Oya e pouco a pouco ele começou a economizar moedas de cobre, até ter dinheiro suficiente para resgatar Oya. A chefe da tribo, apaixonada por Oshun e que conhecia sua pobreza, dobrou o preço do resgate enquanto as negociações estavam em andamento. Oshún se ajoelhou, chorou e implorou, mas o chefe pediu sua virgindade em troca da liberdade de sua irmã. Pelo amor que ele professava Oya, Oshún concordou. Quando ele voltou para casa com Oya, eles contaram tudo a Yemayá, e a irmã mais velha em reconhecimento ao generoso gesto de Oshún e para que Oya nunca esquecesse o sacrifício de sua irmã,
Enquanto Oya estava em cativeiro, Olofin distribuíra os bens terrenos entre os habitantes de sua tribo: Yemayá a tornava a proprietária absoluta dos mares, Oshún, os rios; para Oggún, de metais e assim por diante. Mas como Oya não estava presente, nada o tocou. Oshún implorou ao pai para não a omitir de sua representação terrena. Olofin ficou pensativo ao perceber a justiça da petição e lembrou que havia apenas um lugar sem dono: o cemitério. Oya aceitou de bom grado e, assim, tornou-se amante e amante do cemitério. É por isso que Oya tem ferramentas de cobre para mostrar sua eterna gratidão ao sacrifício de Oshún e comer à beira do rio, como lembrança de sua infância. Moforibale Oshún, Moforibale Yemayá, Moforibale Oya.
Ofertas para Oya.
Frutos de cores ocres são oferecidos principalmente berinjela, batata doce, banana indiana, pão de carita, arroz branco com berinjela, manteiga de corojo, uvas, manteiga de cacau, milho torrado, coco, etc. Chiva, galinhas, pintadas, pombos são imolados. Sua ovelha são flamboyan, caimitillo, fruta bomba, mandioca, romã, calêndula, mil flores, gerânio, coral púrpura, mar pacífico, pepino cimarrón, verbena, flor do cemitério, mortos assustadores, mudança de voz, banana, vergonhoso, sagebrush, cordoban, Cânfora, curujey, croto, pinha, meloncillo, etc.
Objetos de poder de Oya.
Uma ferramenta feita com crina de crina preta, chamada Iruke. Nove pulseiras de cobre.
Ternos de Oya.
Oya usa um vestido de vinho e um saya com 9 listras de cores diferentes. Você também pode vestir um vestido de fibra seca da parte superior da palma real, chamada yagua. Nove fitas coloridas cobrem sua cabeça.
Oya dança.
Quando Oya dança, ela sacode o iruke para limpar as más influências do ar. Sua dança é muito frenética e muito rápida. É ilusório, um bacanal. Às vezes, ele carrega uma tocha acesa na mão direita, fazendo círculos ferozes quando se vira para a esquerda.
Coroa Oya. Kari-Osha
Para coroar este Osha deve ter recebido o guerreiro Orishas antes . Então, durante a coroação, os seguintes Oshas e Orishas devem ser recebidos.Elegguá, Oggun, Oshosi, Obbatalá, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Oya.
Estradas de Oya.
Seus caminhos são:Oya Yansa Bí Funkó.
Eu dormi.
Oya De.
Oya Bumí.
Olá Bomi.
Oya Nira
Oya Igbalé.
Oya Niké
Oya Tolá.
Ei Dira.
Oya Funké.
Oya Iya Efon.
Oya Affefere.
Oya Yansá Mimú.
Oya Obinidodo.
Oya Yansa Duma.
Oya Yansa Doco.
Oya Tombowa.
Oya Ayawá.
Oya Cap.
Oya Tomboro.
Oya Yansa Odó.
Oya Yansá Orirí.
Características do Omo Oya.
São pessoas reservadas, de natureza calma como uma brisa, mas quando ficam bravas são uma tempestade. São como o vento, não gostam de ficar trancados em um lugar, cansam facilmente o cotidiano e são monótonos. São casos extremamente fiéis, mas em outros casos são atribuídos a aventuras conjugais extras. Em todos os casos, eles são muito ciumentos.
Patakies de Oya.
Três irmãs viviam há muito tempo em uma tribo: Yemayá, Oshún e Oya, que, embora muito pobres, eram felizes. Yemayá era a mais velha e mantinha suas duas irmãs pescando no mar. Oya era a menor e Oshun cuidou dela. Ao fazer isso, ela também pescou no rio e colecionou pedras, que eles venderam. Muito grande foi o amor entre as três irmãs. Um dia a tribo foi invadida por tropas inimigas. Oshún não pôde ouvir os gritos de Oya, que amarrou para não se perder fazendo suas brincadeiras habituais desde que estava submerso no rio, nem Yemayá ouviu, que ficava muito longe da costa. Assim, os inimigos tomaram Oya como cativo.Oshún, quando descobriu a perda de sua amada irmã, doente de melancolia, começou a consumir lentamente. No entanto, ele conseguiu saber o quanto os inimigos estavam pedindo o resgate de Oya e pouco a pouco ele começou a economizar moedas de cobre, até ter dinheiro suficiente para resgatar Oya. A chefe da tribo, apaixonada por Oshun e que conhecia sua pobreza, dobrou o preço do resgate enquanto as negociações estavam em andamento. Oshún se ajoelhou, chorou e implorou, mas o chefe pediu sua virgindade em troca da liberdade de sua irmã. Pelo amor que ele professava Oya, Oshún concordou. Quando ele voltou para casa com Oya, eles contaram tudo a Yemayá, e a irmã mais velha em reconhecimento ao generoso gesto de Oshún e para que Oya nunca esquecesse o sacrifício de sua irmã,
Enquanto Oya estava em cativeiro, Olofin distribuíra os bens terrenos entre os habitantes de sua tribo: Yemayá a tornava a proprietária absoluta dos mares, Oshún, os rios; para Oggún, de metais e assim por diante. Mas como Oya não estava presente, nada o tocou. Oshún implorou ao pai para não a omitir de sua representação terrena. Olofin ficou pensativo ao perceber a justiça da petição e lembrou que havia apenas um lugar sem dono: o cemitério. Oya aceitou de bom grado e, assim, tornou-se amante e amante do cemitério. É por isso que Oya tem ferramentas de cobre para mostrar sua eterna gratidão ao sacrifício de Oshún e comer à beira do rio, como lembrança de sua infância. Moforibale Oshún, Moforibale Yemayá, Moforibale Oya.