sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Cuidado com a Falsa Luz

 Cuidado com a Falsa Luz


Pode ser uma imagem de natureza, céu e corpo d'águaObservações

72. UM DOS CARACTERES DISTINTIVOS DOS MAUS ESPÍRITOS É A IMPOSIÇÃO; ELES DÃO ORDENS E QUEREM SER OBEDECIDOS; OS BONS NUNCA SE IMPÕEM; dão conselhos, e, se não são atendidos, retiram-se. Resulta daí que a impressão que em nós produzem os maus Espíritos é sempre penosa, fatigante e muitas vezes desagradável; ela provoca uma agitação febril, movimentos bruscos e desordenados; a dos bons, pelo contrário, é calma, branda e agradável.

36. Da diversidade de qualidades e aptidões dos Espíritos, resulta que não basta dirigirmo-nos a um Espírito qualquer para obtermos uma resposta segura a qualquer questão; PORQUE, ACERCA DE MUITAS COISAS, ELE NÃO NOS PODE DAR MAIS QUE A SUA OPINIÃO PESSOAL, A QUAL PODE SER JUSTA OU ERRÔNEA. Se ele é prudente, não deixará de confessar sua ignorância sobre o que não conhece; se é frívolo ou mentiroso, responderá de qualquer forma, sem se importar com a verdade; se é orgulhoso, apresentará suas ideias como verdades absolutas.

É por isso que João, o Evangelista, diz:

“NÃO CREIAS EM TODOS OS ESPÍRITOS, MAS EXAMINAI SE ELES SÃO DE DEUS.”

A experiência demonstra a sabedoria desse conselho. HÁ IMPRUDÊNCIA E LEVIANDADE EM ACEITAR SEM EXAME TUDO O QUE VEM DOS ESPÍRITOS. É de necessidade que bem conheçamos o caráter daqueles que estão em relação conosco. (Ver O Livro dos Médiuns, item 267.)

37. Reconhece-se a qualidade dos Espíritos POR SUA LINGUAGEM; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica e isenta de contradições; nela se respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a mais pura moral; ela é concisa e despida de redundâncias. Na dos Espíritos inferiores, ignorantes ou orgulhosos, o vácuo das ideias é quase sempre preenchido pela abundância de palavras.
TODO PENSAMENTO EVIDENTEMENTE FALSO, TODA MÁXIMA CONTRÁRIA À SÃ MORAL, TODO CONSELHO RIDÍCULO, TODA EXPRESSÃO GROSSEIRA, TRIVIAL OU SIMPLESMENTE FRÍVOLA, ENFIM, TODA MANIFESTAÇÃO DE MALEVOLÊNCIA, DE PRESUNÇÃO OU ARROGÂNCIA, SÃO SINAIS INCONTESTÁVEIS DA INFERIORIDADE DOS ESPÍRITOS.

39. Os Espíritos inferiores não são todos, por isso, essencialmente maus; alguns há que são apenas ignorantes e levianos; outros pilhéricos, espirituosos e divertidos, sabendo manejar a sátira fina e mordaz. AO LADO DESSES ENCONTRAM-SE, NO MUNDO ESPIRITUAL, COMO NA TERRA, TODOS OS GÊNEROS DE PERVERSIDADE E TODOS OS GRAUS DE SUPERIORIDADE INTELECTUAL E MORAL.

Allan Kardec
O que é o Espiritismo