Magia da Terra
Este é o elemento com o qual estamos mais à vontade, pois é nossa morada. Terra não representa necessariamente a Terra física, mas sua porção estável, sólida, segura.
A Terra é o alicerce dos elementos, a base. É nesse plano que a maioria de nós passa boa parte de nossas vidas. Quando caminhamos, sentamos, nos erguemos, rastejamos, comemos, dormimos, trabalhamos, cuidamos de nossas plantas, conferimos nossos orçamentos ou ingerimos sal, estamos trabalhando dentro do elemento da Terra.
A Terra é o domínio da abundância, prosperidade e riqueza. É o mais físico dos elementos e isso não é negativo, pois é sobre a Terra que os três outros elementos se apóiam. Sem a Terra, a vida como conhecemos não existiria.
Nas práticas de magia, a Terra "rege" todos os encantamentos e rituais que envolvam negócios, dinheiro, emprego, prosperidade em todas as suas formas, estabilidade, fertilidade e assim por diante.
Um ritual desse elemento pode ser simplesmente enterrar um objeto representando sua necessidade em uma área de solo virgem, caminhar pelo campo visualizando sua necessidade, ou desenhar imagens no chão.
A Terra é um elemento feminino. Ela sustenta, é úmida, fértil, o que a faz feminina. Esses atributos fizeram com que incontáveis civilizações vissem a Terra como a grande Deusa-Mãe, a sempre fértil Criadora da Natureza.
A Terra rege o ponto cardeal Norte, pois esse é local da maior das escuridões e do inverno. Sua cor é o verde dos campos e das plantas.
Rege as pedras, imagens, árvores e magia com nós.
A Terra é nossa única morada. É dela que mitologicamente surgimos e é em seu solo úmido que sepultamos nossos mortos. De sua superfície colhemos verdejantes vegetais e plantas curativas. Os animais pastam sobre ela, e em seu interior jazem riquezas de ouro e prata, pedras preciosas e óleo. Até recentemente, nenhum ser vivo – a não ser os pássaros – deixava sua superfície por mais de alguns instantes.
As antigas deusas da Terra sobreviveram até hoje na forma de Mãe Natureza, uma deidade que vem sendo resgatada por almas conscienciosas acerca da Natureza na aurora do século XXI. A Terra já foi cultuada por si só, e hoje é reverenciada por ser nossa morada e sustento. Sem ela, nós perecemos.
Movimentos ecológicos surgiram para preencher a necessidade de proteção ao nosso planeta.
Espaçonave Terra, como passou a ser chamada após conseguirmos deixar sua atmosfera e contemplarmos sua massa azulada do espaço; Gaia, nossa Mãe, nosso lar, nosso tudo. Sempre foi.
Assim, ela é parte do pensamento e da prática de magia há milhares de anos. Alguns dos encantamentos e técnicas apresentados aqui são antiqüíssimos como as falhas de uma montanha. Nesses encantamentos terrenos residem as raízes de toda a magia, pois se nem todas as formas de magia são deste elemento, certamente todas são praticadas sobre a Terra.
Imagine um punhado de terra fresca recém-escavado. Cheire a riqueza do solo fértil. Observe a intrigante cor, da mais branca argila ao vermelho vulcânico ou ao mais escuro preto. Esta é a natureza fértil, o depósito de vitaminas e minerais essenciais à vida. É também uma excelente arena na qual (ou com a qual) praticamos magia.
Pesquisado e editado por Negah San