MÉDIUM E MEDIUNIDADE - PARTE III
(Extraído do livro Diálogo com as Sombras por Hermínio C. Miranda)

Tal variedade de faculdades é particularmente desejável quando o doutrinador não for dotado de mediunidade ostensiva, como vidência, ou audiência. Nesse caso, os médiuns presentes serão, às vezes, incumbidos de auxiliarem com pequenas e discretas observações e recomendações recebidas dos benfeitores, enquanto ele se acha doutrinando. Isso deve ser feito com muita sutileza e de maneira breve e sumária.
Como a psicofonia é a mediunidade mais indicada para esse tipo de tarefa, André Luiz nos oferece, no seu já citado "Desobsessão", um válidos decálogo de recomendações e sugestões. André considera tais cuidados "essenciais ao êxito e à segurança da atividade" atribuída aos médiuns.
É aconcelhavel, pois, aos médiuns psicofônicos:
* Desenvolvimento da autocrítica,
* Aceitação dos próprios erros, em trabalhos mediúnico, para que se lhes apure a capacidade de transmissão,
* Reconhecimento de que o médium é responsável pela comunicação que transmite,
* Abstenção de melindres ante apontamentos dos esclarecedores ou dos companheiros, aproveitando observações e avisos para melhorar-se em serviço.
* Fixação num só grupo, evitando as inconveniências do compromisso de desobsessão em várias equipes ao mesmo tempo,
* Domínio completo sobre si próprio ou não a influência dos Espíritos desencarnados, inclusive reprimir todas as expressões e palavras obscenas ou injuriosas, que essa ou aquela entidade queira pronunciar por seu intermédio,
* Interesse real na melhoria das próprias condições de sentimento e cultura,
* Defesa permanente contra bajulações e elogios, conquanto saiba agradecer o estímulo e a amizade de quantos lhe incentivem o coração ao cumprimento do dever.
* Discernimento natural da qualidade dos Espíritos que lhes procurem as faculdades, seja pelas impressões de sua presença, linguagem, eflúvios magnéticos, seja pela sua conduta geral,
* Uso do vestuário que lhes seja mais cômodo para a tarefa, alijando, porém, os objetos que costumem trazer jumgidos ao corpo, como sejam relógios, canetas, óculos e joias.