sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

As Quartinhas de santo, são jarrinhas nas quais preenchemos de água e oferecemos ao Orixá.

 

 As Quartinhas de santo, são jarrinhas nas quais preenchemos de água e oferecemos ao Orixá.


Pode ser uma imagem de joias e texto que diz "Ο que é Quartinha de Santo?"A Água é a fonte da vida e por isso é importantíssima. O Dono da quartinha trocará a água da quartinha (Tirar a água velha e por uma nova) , fazendo pedidos e agradecendo ao Orixá. Tudo isso simboliza uma renovação do axé e da vida, já que a vida (Água) foi renovada.

A Quartinha parece ter vida, pois ela transpira por meio do material de que foi feito. Devemos ter muito respeito por ela, pois ela é uma união de energias, todas essas entre você e seu orixá. A Quartinha fica ao lado do assentamento do mesmo Orixá, fazendo assim uma maior concentração de energia.

As Quartinhas com Asa são entregue às Orixás mulheres e sem asa para os Orixás Homens. As quartinhas de barro podem ser oferecidas aos orixás homens, com exceção à Oxaguian e Oxalufan (Orixás Funfum) que recebem quartinhas de louça branca.

As quartinhas servem de imã espiritual para o médium. Todos os fluidos são absorvidos pelas energias constantes da água contida nas quartinhas. Ao desincorporar um Orixá, a água da quartinha proporcionará ao médium uma calma salutar após o transe espiritual.

Motivos para não deixar a quartinha sem água:

–Falta de axé, sendo a água fundamental para tudo no asé.

–Traz poeira e esta mesma poeira o Orixá joga para sua vida, afinal cada um oferece o que tem e o Orixá retribui aquilo que você oferece.

– Esta mesma água é que deixa a sua vida sempre renovada.

– Esta mesma água é quem desperta o iniciado quando está ” Virado no santo".

– Esta mesma água é que mostra o respeito ao sagrado e seu cuidado com o Orixá.

– Esta mesma água fresca, trocada e rezada renova seus pedidos ao seu Orixá.

– Esta mesma água mostra o elo e a cumplicidade entre você e seu Orixá.

– Esta mesma água mostra que você é cumpridor de suas obrigações a seu Orixá.

E quando de seu recolhimento e preceitos em obrigações, nada de caneca de Ágata, e sim é da quartinha de seu Orixá, ou de seu igbá orí a água que ira saciar a sua sede.

Deve ser usada, portanto, não apenas um elemento comum que se enche com água e deixa ao lado de seu Orixá, e para quem conhece asé sabe que a quartinha acompanha a gente até na nossa partida deste mundo.

Há coisas que só você mesmo pode fazer por você mesmo .

Siga sua intuição sempre