QUAL ELEMENTO VOCÊ É: ÁGUA, FOGO, AR OU TERRA?

Sabemos que as forças da natureza atuam em reciprocidade com o ser humano, pois fazem parte da nossa essência, assim como fazemos parte dela também. Quando falamos em forças da natureza, vemos a todo o momento os elementos agindo, seja em nossa dia a dia, seja nas estações do ano, sejam em fenômenos naturais ou até mesmo casos catastróficos quando estes estão em desequilíbrio.
Quando falamos em elementos, logo nos vem a mente os 4 elementos: terra, agua, fogo e ar e desde toda criação, seja a criação do planeta, e a nossa criação estamos ligados a natureza, aos quatro elementos e assim somos um com o todo.
Os nossos antepassados tinham essa comunhão aos 4 elementos e utilizavam-se deles no seu dia a dia. Hoje, cada vez mais, com a correria do dia a dia e nossa vida frenética principalmente nas grandes metrópoles nos desconectamos muitas vezes de nossa essência e por sua vez dessa ligação com os 4 elementos. Quando nos conectamos de forma harmoniosa com os elementos, passamos a sermos conscientes de nossas funções e começamos a perceber sua presença em tudo que nos cerca e na natureza que nos rege.
Os 4 elementos estão presentes na estações do ano, sendo que:
Ar- Rege a Primavera
Fogo – Rege o Verão
Terra – Rege o Outono
Água – Rege o Inverno
Os elementos também regem o nosso temperamento, nossa personalidade, nossas emoções, sendo que:
Água traz a sensibilidade, trabalha a emoção a empatia.
Terra traz a estabilidade, a razão e o contato com a realidade.
Fogo traz a combustão, a impulsividade, a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade.
Ar traz a intelectualidade e a sociabilidade.
Os elementos também têm suas qualidades tanto positivas como negativas, vejamos:
O elemento FOGO é colérico, fervoroso
Qualidades positivas: vigoroso, entusiasmado, corajoso, determinado, criativo, ousado, esforçado, persistente.
Qualidades negativas: irritadiço, impulsivo em destruir tudo, apaixonado, insensato, ciumento, voraz, vingativo, violento, raivoso, intempestivo, suscetível as discussões
O elemento AR é intelectual
Qualidades positivas: livre, cordial, claro, luminoso, independente, otimista, perspicaz, alegre…
Qualidades negativas: instável, desonesto, fofoqueiro, astuto, caluniador, tagarela, inconstante, suscetível, esbanjador…
O elemento ÁGUA é flexível
Qualidades positivas: compreensivo, sereno, moderado, confiante, devoto, piedoso, indulgente, modesto, fervoroso, flexível, meditativo, interiorizado…
Qualidades negativas: indiferente, insensível, preguiçoso, indolente, rígido, retraído, sem consideração, instável, desanimado…
O elemento TERRA é firme
Qualidades positivas: consistente, consciente, perseverante, pontual, cauteloso, resistente, responsável, firme, confiável, sóbrio, ambicioso, respeitoso, realista…
Qualidades negativas: materialista, superficial, preguiçoso, indiferente, lento, suscetível, inconsciente, inconsistente, tímido, desdenhoso…
CÂNCER é a água primordial das fontes que protege a prole (instinto de proteger o que é frágil), sensibilidade, imaginação.
ESCORPIÃO é a água dos pântanos, a água que “dorme”, mistério, transformação, magnetismo.
PEIXES é a água dos oceanos, nos quais todos os rios vêm fundir-se: osmose, empatia. Pense na água: é moldável, não tem forma definida, flui, jorra, remete-nos a algo interior… O excesso de água gera sensibilidade exagerada, suscetibilidade psíquica e emocional, emoções à flor da pele, carências, medos, apreensões, inseguranças. Também uma intensa vida interior com fantasia, imaginação e criatividade, que, no entanto, deve ser canalizada positivamente. A falta de água pode ocasionar dificuldade em admitir e expressar sentimentos e emoções, desconfiança de intuições e da vida interior.
GÊMEOS: um vento “leve” sem direção definida – os primeiros contatos, o relacionamento com o meio mais próximo.
LIBRA: um vento “dirigido” – os contatos escolhidos, as relações sociais.
AQUÁRIO: o ar dos cumes – idealismo, progresso, a relação global (além-fronteiras). Pense no ar: se espalha, está presente em toda parte, é o mais leve dos elementos, liga as coisas da terra (todos os seres respiram o mesmo ar, que está em constante movimento sobre a terra…). O excesso de ar gera alguém “fora do ar”, isto é, excessivamente abstrato e pouco prático. Outras características são: sistema nervoso frágil, facilmente abalável, ansiedade na comunicação, possíveis tiques nervosos. A falta de ar pode gerar: irreflexão, dificuldade em se entender e relacionar c/ os outros, dificuldade em se ajustar a pessoas e coisas novas ou diferentes, pode haver problemas de articulação, comunicação e expressão verbal.
TOURO é a fase de crescimento individual, de absorver e acumular, fazer crescer. É a terra fértil, receptiva: estabilidade, sensualidade.
VIRGEM é a terra ceifada, utilizada: estruturação, seleção e aperfeiçoamento.
CAPRICÓRNIO é a terra despojada, mas contendo o germe da vida: reflexão, paciência, construção, organização, crescimento social.
ÁRIES é o fogo inicial, a faísca da vida que incendeia o que estiver ao redor, entusiasmo, impulso.
LEÃO é o fogo no auge de seu poder: força, autoridade.
SAGITÁRIO é o fogo dominado, utilizado: o conhecimento, a expansão de horizontes.
Pesquisado e editado por O SOPRO DA BRUXA