Hedge Witchcraft - Bruxaria Liminar
A Hedge Witchery (sem tradução exata, mas aproximadamente Bruxaria Liminar) é um caminho pagão que mistura elementos da Bruxaria Tradicional e do Xamanismo. É baseada completamente na adoração e dedicação à natureza - o que é similar à "Bruxaria Verde", mas com um enfoque maior nos espíritos e no lado xamanístico -, com a utilização de ervas e elementos naturais para a cura e a realização de rituais. São similares às antigas curandeiras, pessoas sábias com vasto conhecimento de plantas, utilizando-as para o bem das vilas e das pessoas que lhe pedem intervenção.
As Bruxas Liminares estudam ervas, plantas, frutas, sementes, e toda a forma de utilizá-las em rituais, principalmente focado na cura e na purificação. Rituais de proteção da casa, da família, cura, e encantamentos são parte das práticas da Hedge Witchery. É uma conexão fortíssima com a natureza, que é a base de crenças e de dogmas da Bruxaria Liminar, visto que não há um dogma exato a ser seguido, nem livros ou doutrinas. As bruxas que seguem a Hedge Witchcraft podem se dedicar a estudar qualquer tipo de crença, mas geralmente possuem seu foco nas coisas da natureza, como cristais e ervas especialmente.A similaridade herdada do Xamanismo fica por conta dos tambores e danças rituais para alcançar um estado alterado mental, que também pode ser conseguido através da meditação ritual. Animais-totem, espíritos familiares, assim como ancestrais são crenças que costumam ser partilhadas entre o Xamanismo e a Bruxaria Liminar. Ambos acreditam que tudo na natureza possui alma, ancestralidade, e por isto, entram em contato com os mesmos através das meditações, viagens astrais e rituais específicos para induzir a conexão com os véus que separam os mundos.
Há uma ligação com o "outro mundo", ou seja, o plano onde os ancestrais, familiares, espíritos animais e totens permanecem, e bruxas liminares alcançam este outro mundo através dos rituais de danças ou de sons como o de tambores ou flautas. Elas viajam entre os véus que separam os mundos, utilizando elementos de ambos em suas magias rústicas e xamânicas.
Alguns praticantes da Hedge Witchcraft adaptam as celebrações célticas como o Samhain ou Beltane para suas crenças, como forma de honrar a natureza. Isto varia de cada bruxa e bruxo liminar, pois nem todos celebram as fases da Lua ou as estações do ano. Assim, não se pode dizer que todo caminho pagão e/ou de bruxaria possui similaridades com a Wicca, por exemplo.
Geralmente, a Bruxaria Liminaré um caminho a ser trilhado de forma solitária, sendo muito difícil encontrar praticantes da Hedge Witchery que formem covens ou grupos. Cada sistema de crenças é bastante único e pode incluir diferentes formas de meditar, praticar os rituais ou afins. Algumas Bruxas Herbais cultuam determinados panteões de deuses, enquanto outras cultuam apenas a Mãe Natureza, ou o Sagrado Feminino e Masculino exclusivamente.
Pesquisado e editado por Negah San