PROCESSO DO DESPERTAR
(Extraído do livro O Sentido A Vida pelos Espíritos Ramatís, Hamod e Rama-Schain, psicografia pelo médium Sávio Mendonça)
PERGUNTA: Em que momento ocorre de fato o despertar da consciência do ser?
RAMATÍS: (...), isso é um longo processo. O despertar é lento e ocorre ao longo de várias descidas ao mundo das formas densas. Quanto mais denso o ser, menos desperto em sua consciência. No mundo mineral, está completamente adormecido. Quando adentra o reino vegetal, inicia os primeiros movimentos para o despertar, e, ao chegar aos estados mais evoluído desse reino (como as grandes árvores), tem seu campo de sensibilidade mais aguçado e expressa seus primeiros graus de despertamento do sono letárgico de bilhões e bilhões de anos. Porém, será no reino animal que começará a se firmar, especialmente nas suas últimas etapas (como nos macacos, cachorros, gatos, elefantes e cavalos, por exemplo); todavia ainda muito distante do efetivo da jornada mais dinâmica, que somente ocorre quando o ser adentra o reino humano.
No reino dos humanos, o ser terá várias fases, desde as mais rudimentares, quando os sentimentos e a mente começam a tomar os primeiros rumos do despertamento (como os homens das cavernas da pré-história terráquea, e ainda como muitos nativos e pessoas que vivem estados mentais-emocionais e sistema de vida grosseiros, primitivos e muito próximos daqueles dos animais), passando pelas etapas intermediárias, em que se encontra a grande parte da humanidade terráquea atual, imersa em estados titubeantes entre o bem e o mal, até atingir o grau de consciência desperta, o que ocorre em encarnações-chave, ou seja, naquelas em que a alma começará a redirecionar seu caminhar para estados de pensar e agir mais coerentes com o que traz sua centelha divina. Entretanto, há que se ressalvar o fato de que os sentimentos de quem chega nesse ponto ainda estão aprisionados a vícios e condicionamentos errantes do passado. Essa será então uma fase de lutas internas entre o que se deseja ser o que se é ainda. Está fase representa o ponto-chave inicial do processo de autotransformação consciente: será o estágio em que a humanidade está convidada a adentrar nestes momentos de transição planetária. Podemos afirmar que essa fase é a mais significativa, em se tratando de despertar consciencial da alma que idealiza construir dentro de si um novo ser. Daí, começará sua jornada mais consciente em direção ao reino dos anjos.
Ramatís!