quarta-feira, 6 de julho de 2022

O Pentagrama: magia e simbolismo

 

O Pentagrama: magia e simbolismo

O simbolismo do Pentagrama

O símbolo do Pentagrama também é chamado de Pentágono estrelado regular ou de Estrela de Cinco Pontas.

Se o círculo externo também estiver presente, é chamado de Pentáculo.

Do ponto de vista gráfico, também pode ser visto como a união de cinco letras.

pentagrama

O “A” em suas bases: por este motivo, este símbolo é frequentemente também referido como Pentalfa, ou seja: “Cinco Alfa” (onde o Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e corresponde, de certa forma, ao nosso “A” maiúsculo).

Desde os tempos antigos, está associado ao planeta Vênus.

Este planeta, de fato, é o único em nosso sistema que pode ser identificado com uma estrutura gráfica simples e inequívoca, que deriva do traçado de seus movimentos astronômicos através do Zodíaco.

Se você observar isso, vai notar que as posições planetárias de Vênus são marcadas, ao longo dos 360 graus do círculo zodiacal, como a figura de um pentagrama perfeito.

Ao longo deste caminho, o planeta passa de momentos de invisibilidade a momentos de extrema luminosidade.

Então, quando a estrela está perto do Sol, ela se manifesta de acordo com uma natureza dupla, e é conhecida como Estrela da Manhã, Fósforo ou Lúcifer (“portador da luz”), e como Estrela Vespertina, Hespheros ou Afrodite (deusa da beleza, sexualidade e paz).

Os povos antigos costumavam associá-lo às suas principais divindades femininas, as chamadas Grandes Mães: os sumérios com Inanna, a deusa dos céus, os babilônios com Astarthe, os acadianos com Ishtar, os gregos com Afrodite, os romanos com Vênus e assim por diante.

Para os egípcios, o símbolo representava Hórus, filho de Ísis e Osíris.

O Pentagrama também já representou a matéria-prima alquímica, fonte inesgotável de vida, fogo sagrado e germe universal de todos os seres.

Entre místicos judeus medievais, esse símbolo era conhecido como Selo ou Escudo de Salomão, termo que depois, nos séculos seguintes, passaria a indicar a Estrela de Seis Pontas, ou o Hexagrama.

O Pentáculo negativo, ou Pentáclo dos satanistas

Durante a Idade Média o símbolo começou a ser associado à magia e ao Mal.

Os povos nórdicos o traçavam nas portas e paredes de suas casas como um talismã contra o mal e os Trolls.

Quando a estrela é desenhada com a ponta para baixo, ela se torna a expressão máxima do Mal; frequentemente há a figura de uma cabra ou de um bode desenhada dentro, e como tal ainda é usada até hoje em grupos ou seitas satânicas.Frequentemente, dessa forma, o símbolo é chamado de Baphomet, referindo-se à presumível cabeça barbada que os Templários afirmaram adorar durante o processo que levou à sua extinção.

Algumas letras hebraicas estão inscritas na coroa circular: partindo de baixo e prosseguindo no sentido anti-horário, temos lamed-wav-yod-tav-nun, LViThN ou “Leviathan”, o nome bíblico de um demônio ou até do diabo em si.

Existem versões alternativas onde as cinco letras formam a palavra AZAZEL, outro nome infernal.

O Pentagrama em sua versão positiva e na magia branca

O Pentagrama de Agripa

Na magia branca, a estrela tem a ponta apontando para cima. Frequentemente, uma figura humana com braços e pernas separados é inscrita dentro dele.