Lembrando que cada casa tem sua particularidade e ainda tem a questão de linhas de umbanda que são varias, abaixo apenas uma ideia +/- de como funciona um terreiro. Axé
*Como funciona um terreiro de umbanda: saiba passo a passo*
Lembrando que cada casa tem sua particularidade e ainda tem a questão de linhas de umbanda que são varias, abaixo apenas uma ideia +/- de como funciona um terreiro. Axé
*Como funciona um terreiro de umbanda: saiba passo a passo*
A umbanda é uma religião brasileira de origem espírita, católica e africana. O seu termo vem da palavra em quimbundo “u’mbana”, que quer dizer “curandeiro”. Os seus cultos são geralmente realizados em terreiros e, hoje, vamos saber um pouco mais como funciona terreiro umbanda e todos os processos para adentrar a estes templos religiosos.
*Como funciona um terreiro de umbanda: entrada*
Logo na entrada do terreiro, todos costumam tirar os seus sapatos e deixá-los em um salão de entrada, geralmente à esquerda após a porta principal. Desde o momento de entrar, existem os auxiliares que guiam todo o público até o espaço de assistência, a fim de que estes possam se acomodar.
Durante este processo, banhos com ervas são feitos para que os auxiliares entrem em sintonia com as entidades da noite. Todo o processo que acontecerá também é conhecido como gira (ou jira), ou seja, o culto umbandista.
*Como funciona um terreiro de umbanda: ritual*
O começo do ritual se dá com algumas defumações de incensos para o preparo do ambiente. São defumados o peji (altar umbandista), as proximidades dos médiuns e de todo o público.
No espaço principal do culto umbandista se encontram alguns médiuns e o pai de santo, geralmente ao centro. Este espaço principal é mais conhecido como congá, que quer dizer “recinto”. O chão é normalmente de terra batida e velas são espalhadas ao redor dos médiuns e auxiliadores; estes ficam de pé para todo tipo de ajuda, já os médiuns ficam sentados para receber o público.
*Como funciona um terreiro de umbanda: incorporação*
Ao som dos atabaques, palmas e instrumentos de percussão, as entidades começam a incorporação. O primeiro a receber alguma entidade é o pai de santo. Logo em seguida as divindades incorporam os médiuns que, assentados, começam a ficar disponíveis para o público.
Durante este período, entidades auxiliadoras como o Preto Velho, Exú, Caboclos e o Erê se adentram aos médiuns para que estes possam ajudar os visitantes.
Quando tudo está preparado, os auxiliadores guiam o público até os médiuns. Com estes, eles conversam e recebem conselhos espirituais para uma evolução social e psíquica, em conexão direta com as divindades umbandistas.
Após o término de todos os conselhos e do culto umbandista, o ambiente sagrado é defumado mais uma vez com vários tipos de ervas e todos, geralmente, saem do terreiro de frente para o peji, a fim de não darem as costas para o altar sagrado.
FONTE: WeMystic Brasil