quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Você seria o médium que alguma entidade gostaria de trabalhar?

 Você seria o médium que alguma entidade gostaria
de trabalhar?


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé, ao ar livre e texto que diz "VOCÊ É Ο MEDIUM QUE ALGUMA ENTIDADE GOSTARIA DE TER? PARE E PENSE"No meio Umbandista ouvimos quase sempre médiuns dizendo que gostaria de trabalhar com o Caboclo X, com o Exu Y, com o Preto Velho da linha tal e etc... Mas, e nós como médiuns estamos fazendo pôr onde para ter em nossa egrégora esses trabalhadores do astral? Será que estamos cumprindo com o compromisso assumido por nós mesmos antes mesmo de reencarnar? Como anda sua conduta? Pensa que ser médium é só bajular o dirigente, colocar o branco e incorporar? Acha que está fazendo a caridade o suficiente porque está dando consultas com os guias? Ou acha que não precisa aprender mais nada porque está a frente de um Congá?
No momento em que nos comprometemos com o trabalho mediúnico, assumimos diante de Zambi e seus falangeiros o compromisso de auxiliar, amparar e consolar as dores do próximo, começando por nós mesmos. Mediunidade é instrumento de melhoramento íntimo, tudo começa por nós.
Somos médiuns 24 horas por dia, não somos santos e estamos longe de sermos um, mas quando Jesus disse “Vigiar e Orar” é para estarmos atentos a quais energias, vibrações estamos nos conectando, quais espíritos estamos atraindo para o nosso campo áurico, nossos guias e anjo da guarda estão sempre a nos acompanhar, proteger e inspirar, mas dependendo da nossa conduta acabamos por atrair espíritos desequilibrados, malfazejos, brincalhões e zombeteiros causando sutis obsessões que sem percebemos esses espíritos estarão a se passar por espíritos de luz.
No Livro dos Espíritos na questão 459 Kardec Pergunta:
Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?
E os Espíritos da codificação respondem:
— Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem.
Partindo dessa resposta dada pelos Espíritos superiores, eu questiono qual seria a conduta que um médium deveria ter para estar em sintonia com os guias da espiritualidade maior?
Manter dentro e fora do terreiro, isto é, na vida religiosa e particular, a mesma conduta e praticar os ensinamentos passados pelos guias, pois qualquer deslize irá refletir nos trabalhos mediúnicos.
Não alimente pensamentos negativos nem as fofocas, primando sempre por um aspecto moral elevado.
Zele por sua saúde física e espiritual, divirta-se sem exageros de bebidas, cigarros e companhias tóxicas, não estamos proibidos de diversão só não devemos usar a diversão para darmos vazão aos nossos vícios morais.
Equilíbrio, sabedoria e discernimento são caminhos que devem ser trilhados por todos os médiuns.
O modelo de médium ideal é aquele trabalhador que melhor se harmoniza com a vontade do Pai Celestial, cultivando as qualidades que atraem os Bons Espíritos e destacando-se pelo cultivo sincero da humildade e da fé, do devotamento e da confiança, da boa vontade e da compreensão.
Em O Livro dos Médiuns, cap. XX, item 227, são relacionadas as qualidades que atraem os Bons Espíritos.
Ei-las:
I. a bondade
II. a benevolência
III. a simplicidade do coração
IV. o amor ao próximo
V. o desprendimento das coisas materiais.
Os defeitos opostos a essas qualidades afastam, evidentemente, os Espíritos elevados, o que constitui um obstáculo que o médium consciente da importância de sua faculdade tem de transpor.
Sabemos que a mediunidade não representa em si mesma nenhum mérito para quem a possui, visto que seu aparecimento, como já visto, independe da formação moral do indivíduo. É por isso que pessoas de comportamento moral duvidoso podem ser dotadas de faculdades mediúnicas e encontrar entidades espirituais que lhes secundem a vontade e o pensamento, associando-se a elas na rede de desequilíbrio.
Ser bom médium é cousa diferente, como Kardec explica na seguinte passagem: “Ninguém poderá tornar-se bom médium se não conseguir despojar-se dos vícios que degradam a humanidade” (Revista Espírita de 1863, p. 213). “Todo homem pode tornar-se médium; mas a questão não é ser médium; é ser bom médium, o que depende das qualidades morais.”
Quer conhecer os Guias que estão junto a ti nos trabalhos mediúnicos?
Conhece-te a ti mesmo, como dizia o grande filósofo.
Se dedique aos estudos sobre a espiritualidade, cuide dos seus atos e pensamentos.
Converse com seus guias através da prece diária.
Aja com bondade, perseverança e humildade.
Honre os seus mais velhos e acolha com amor de irmão os seus mais novos.
Se cale a maledicência
Louve aos Orixás com sua alma e tenha certeza que serás louvados pelos Orixás também.
Sejamos todos instrumentos afinados nas mãos dos Orixás.
Axé
Fonte: Rita Freitas