ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A MEDIUNIDADE
1) O que é a mediunidade?
É a faculdaade de perceber e receber informações de outros planos e dos seres que neles habitam. É a capacidade para ser intermediário entre o mundo espiritual e o mundo dos encarnados.2) Todas as pessoas são médiuns?
Todas as pessoas possuem a mediunidade em algum grau, nem que seja apenas a intuição. No entanto, apenas alguns a apresentam no nível mais aflorado. Por esta razão, podemos afirmar que médium é aquele que possui o potencial de exercer a mediunidade.
3) Qual é o objetivo da mediunidade?
A finalidade maior da mediunidade é a elevação espiritual da humanidade. É uma faculdade que nosso Criador nos presenteou a fim de que compreendêssemos nosso lugar na ordem das coisas e recebêssemos auxílio e ensinamentos das almas adiantadas. Por fim, podemos acrescentar que é objetivo da mediunidade a prática da caridade desinteressada.
4) Em quais religiões está presente a mediunidade?
A mediunidade está presente em todas as religiões. Ela é uma faculdade do espírito humano, não é um privilégio das religiões espirituais. Desde a história Antiga já temos registros de seu uso.
Até mesmo nas igrejas evangélicas podemos encontrá-la; afinal, o que seria o dom de falar em línguas, receber o Espírito Santo, curar, profetizar, senão manifestações da mediunidade?
E na Umbanda não é diferente. Não somente a incorporação, mas todos os tipos de mediunidades que nela estão presentes.
5) Como saber se sou realmente médium?
Todo mundo possui algum grau de mediunidade, por menor que seja. A questão é deixá-la florescer naturalmente. Forçar não é saudável. Se for para você exercer uma tarefa como médium, isto vai surgir na sua vida. E para quem frequenta os terreiros de Umbanda, as próprias entidades apontarão se há necessidade de desenvolver e quando o fazer
.
6) O médium precisa estudar?
Sim. É equivocado afirmar que a entidade já sabe tudo e o médium não precisa aprender nada. Por mais sábios que sejam os guias, toda comunicação passa pelo mental do médium. Quanto mais conhecimento ele tiver, mais preparado estará para ser mediador do plano astral (é importante deixar claro, contudo, que não basta somente o saber para se preparar enquanto médium).
Em muitas ocasiões, o guia se utiliza do vocabulário e conhecimento de seu cavalo para transmitir a sua orientação. Se lhe falta a informação, a mensagem pode se tornar imprecisa.
Além disso, deve o médium buscar sua constante evolução. E procurar novos conhecimentos faz parte disso.
7) O que difere o médium umbandista dos médiuns de outras religiões?
O médium umbandista tem o seu corpo astral preparado para lidar com os mais diferentes tipos de energias. Ele aguenta as cargas pesadas. Pois ele não realiza apenas a doutrinação, como em outros cultos, também promove descarregos, curas, quebra de demandas, aberturas de caminhos, desobsessões, entre outras atividades.
É correto receber benefícios em troca do exercício da mediunidade?
Jamais. A mediunidade deve ser norteada pela caridade. Qualquer benefício, seja material, seja moral, seja simbólico desvirtua sua finalidade. Pratique a mediunidade apenas pelo desejo de ajudar o próximo; não espere reconhecimento e nem gratidão. A recompensa está no prazer de servir à espiritualidade.
Saravá a todos!
Você pode acompanhar nosso conteúdo pelo Instagram também. Siga-nos em @umbandacomsimplicidade