sábado, 26 de março de 2022

Quem são os caboclos na Umbanda?

 Quem são os caboclos na Umbanda?


Nenhuma descrição de foto disponível.Os caboclos são entidades que se apresentam na forma de um indígena brasileiro. Como em todos as outras linhas da Umbanda, manifestam-se no terreiro para fazer a caridade.

Representam a força, o vigor, a maturidade, a disposição para batalhar, a firmeza. São conhecedores das matas, utilizando-se das diferentes ervas para fazer seu trabalho. Embora tenham uma linguagem simples, possuem uma sabedoria imensa e uma grande evolução espiritual.
São regidos como um todo pelo Orixá Oxóssi, o senhor das Matas. Porém, cada caboclo trabalha sob a irradiação de um orixá em específico.

Os caboclos são a base da Umbanda. Uma das suas linhas principais. O fundador da Umbanda foi um caboclo, o Caboclo das Sete Encruzilhadas, por meio do médium Zélio de Moraes.

São extremamente sérios. Suas incorporações costumam ter mais movimento, com giros, assobios, brados, danças. Assumem uma postura firme, demonstrando sua atitude firme, determinada, disciplinada. São chefes de coroas e de terreiros em grande proporções. É muito comum o desenvolvimento mediúnico começar com os caboclos.
É importante notar que cada caboclo tem uma forma bem específica de trabalhar e incorporar. Variando principalmente de acordo com Orixá que ele está associado. O que, precisamos reforçar, não significa que um é melhor que o outro, apenas que tem uma forma diferente de exercitar a sua caridade.

Seu trabalho é versátil. Trabalham com limpeza, energização, abertura de caminhos, cura, emocional, harmonização, orientação, desenvolvimento, quebra de demandas, entre outros.

Honramos os caboclos quando não deixamos o desânimo vencer. Mas antes, mantemo-nos firmes diante das dificuldades. Eles nos ensinam a sermos corajosos e forte frente às batalhas da vida. Eles são os legítimos representantes da Umbanda.

Okê Caboclo!