sábado, 26 de março de 2022

Você pode sair a qualquer momento da Umbanda e do seu terreiro

 Você pode sair a qualquer momento da Umbanda e do seu terreiro


Nenhuma descrição de foto disponível.A Umbanda não prende ninguém. O livre arbítrio é lei espiritual, de máxima vigência. A quem contra ele se atentar, estará indo contra a justiça de Xangô. E somente um motivo deve justificar a sua permanência na Umbanda: o amor por esta maravilhosa religião.

Se ela te faz bem, permite que você cresça como pessoa, auxilie o próximo e aproxime-se de Deus, então ela está cumprindo a sua missão. Seja grato a este caminho maravilhoso que os Orixás te presentearam, e contribua com seu trabalho.

No entanto, se você sente que a Umbanda não é o seu caminho, por que continua nesta estrada? Será a força do hábito, receio de desagradar alguns, ou mesmo o medo que te prende? Questione-se e reflita. Saiba, a nossa religião é um caminho de luz e não obriga ninguém a segui-la.

Não há nenhuma consequência negativa em deixar de praticar a Umbanda ou sair de seu Terreiro. Sua vida não irá para trás. O que atrasa a vida é a negatividade, o ódio, o rancor, o medo, a intriga, a reclamação, o pensamento negativo, a maledicência entre tantos outros hábitos de baixa vibração. Por outro lado, o bem pensamento, a fraternidade, o bom coração, a humildade, a prática da caridade, entre outros, elevam a nossa vida. E isto depende de você, e não da religião ou terreiro que frequenta.

O importante é você continuar cuidando do seu espírito, não importa que caminho seguir. Mesmo que saia do lugar que frequenta, mesmo que siga por outros caminhos espirituais, você não deixa de ser médium. Por esta razão, deve manter sempre a vigilância e a oração, e fortalecer seu equilíbrio mental e emocional.

Na Umbanda, temos os passes, os descarregos, banhos, defumações, e outras práticas que auxiliam a manter nossa energia limpa e elevada. Se decidir sair da Umbanda, apenas deverá manter-se atento a sua energia e encontrar o que ajuda a deixá-la “formosa", como dizem os guias.

A Umbanda não faz proselitismo, não realiza campanhas para atrair seguidores, nem ameaças para vida após a morte aos que não desejam seguir o seu caminho. Ela valoriza a liberdade. Os guias não preocupam-se com rótulos, os Orixás expressam as forças da natureza em sua plenitude e liberdade.

Não deixe o medo te subordinar a ninguém. Lamentavelmente, encontramos relatos de sacerdotes que prendem seus “filhos" sob ameaças, dizendo que a vida irá andar para trás, ou que farão algum trabalho, ou que não encontrarão outro lugar melhor. Isto quando não apossam-se dos objetos sagrados de cada filhos, como suas guias, quartinhas e outros, e uns até mesmo creem poderem prender os guias daquele que deseja sair da casa.

Não acreditem em nada disso. Está nas suas próprias mãos fazer sua vida crescer e prosperar. São ameaças movidas pelo orgulho e pela vaidade. Ou pela ganância, pois uns, infelizmente, contrariando as sagradas leis da Umbanda, cobram altos valores de seus “filhos" por trabalhos, em sua grande maioria, desnecessários.

Ninguém é capaz de prender os guias de ninguém, eles não são propriedades do seu terreiro, nem de seu Pai de Santo, para que ele possa tirá-los de você a seu bel prazer. Os guias estão muito acima de todos nós, inalcançáveis às nossas pequenas mãos terrenas. O único que pode afastá-los é você mesmo, caso tenha condutas incorretas ou tente tirar algum proveito de sua mediunidade. E mesmo assim, nunca te abandonam completamente, buscando, a todo momento, conduzi-lo a caminhos virtuosos.

E quanto a suas guias, quartinhas e outros objetos sagrados, se o seu ex pai-de-santo recusa-se a devolvê-los, não se preocupe. Você poderá sacralizar novos objetos posteriormente. Quando encontrar uma nova casa para trabalhar, explique a situação para seu novo sacerdote, e ele saberá te orientar a como proceder. E se ainda houver qualquer ligação energética entre você e os antigos apetrechos, seus guias saberão desfazer. Não há distância, nem paredes e nem portas fechadas para eles.

Siga um caminho virtuoso, pratique a caridade, tenha uma conduta correta, seja humilde, e a espiritualidade estará sempre a zelar por você e a te abençoar. Seja qual for o terreiro, religião, ou caminho espiritual que tocar o seu coração. Deus está em todos os lugares. Busque aproximar-se dele, e todas as outras coisas lhe serão acrescentadas.