terça-feira, 3 de maio de 2022

Como você lida com as críticas?

 Como você lida com as críticas?


Nenhuma descrição de foto disponível.Como você lida com as críticas?

Essa foi a pergunta que um jovem bàbálorisá me fez hoje, e em um tempo onde cada um fala e expõe o que quer nas redes sociais, é super interessante poder dividir com vocês como eu lido com isso, afinal são mais de doze anos escrevendo e dividindo meu cotidiano com vocês, e a coisa que eu mais tive na vida depois de bons resultados, foram os chamados “haters”.

1 – De onde vem a crítica?
Nesse tópico, já existe uma boa triagem, pois eu não entendo o motivo pelo qual nos importamos tanto com a opinião de quem a gente nem conhece. Por experiência própria eu sei que esse tipo de conversinha mexe demais com a nossa vida, e vai tempo para aprender a lidar com isso. Importante: Não se preocupe e nem responda a ninguém que esteja se escondendo atrás de um perfil falso, ou use linguagem baixa para te ofender, ignore!

2 – A que fato estão se apegando?
Errando que se aprender, e é não repetindo o mesmo erro que se evolui, fato! Porém quando você admite isso, reconhece e levanta a cabeça, você retira das mãos dos outros o direito de levantar o dedo para te apontar. Você conhece a sua história? Tem orgulho dela? Então desconsidere a opinião de quem não construiu nada na sua vida.

3 - Estão falando de quem você foi, ou de quem você é?
Todos nós temos a oportunidade de mudarmos, de criar um caminho diferente, e obviamente a mudar nosso comportamento, às vezes as pessoas estão falando de você, e realmente aquele fato foi verdade, mas ele dentre tantos outros, não te define, por isso, siga.

4 – Qual a área da sua vida estão falando?
Definir isso vai te ajudar a separar as coisas, e aproveitar para usar a crítica ao seu favor, pois se ela passou pelo item 1, 2 e 3 e chegou até aqui ainda, é porque ela é relevante, e vale uma reflexão. Ser de asé é buscar a constante evolução.

5 – Quanto tempo da sua vida você parou para ouvir, ler ou pensar nessa critica?
Aqui está um grande desperdício de vida, se você recebeu, selecionou, usou o que é bom, e cresceu, pronto! Acabou. Nada de ficar usando isso para se vitimizar, ou criar polêmicas desnecessárias. Tudo tem limite, inclusive receber a opinião alheia, “desmimize-se”.

6 – Seja responsável pelo que fala.
Quem já não falou mais do que a boca? Quem já não se expressou de maneira errada? Quem já não criticou aquilo que não tinha propriedade ou conhecimento? Todos nós! Mas temos que ter a honra de admitir, pedir desculpas e se retratar, é o mínimo que podemos fazer, afinal assim como você o outro também sente dor, também se magoa, e o que o mundo mais precisa hoje é de empatia.

Essa são as seis dicas que eu tenho para vocês, que me seguem a tantos anos, e que com tamanho carinho recebem as minhas palavras.

Você tem asé!

Com as bençãos de Erinle,
Bàbá Diego de Odé