Ossain.
Ossain é o sacerdote guardião das folhas, que por meio delas pode realizar curas e milagres, trazer progresso e riqueza. É nas folhas que está a cura para todas as doenças do corpo ou do espírito.
Ossain.
Ossain é o sacerdote guardião das folhas, que por meio delas pode realizar curas e milagres, trazer progresso e riqueza. É nas folhas que está a cura para todas as doenças do corpo ou do espírito. O seu verdadeiro poder está ligado à manipulação das folhas e à produção de poderosos remédios naturais. É ele quem tem o domínio das ervas e o poder da cura. É o senhor das plantas medicinais e litúrgicas, conhecidas como folhas sagradas. Desempenha uma função fundamental no Candomblé, visto que sem folhas, sem a sua presença, nenhuma cerimônia pode realizar-se, pois ele detém o axé que desperta o poder do ‘sangue’ verde das folhas. (Kó si ewé, kó sí Òrìsà, ou seja, sem folhas não há orixá).
A morada de Ossain é a floresta. Nesse espaço, as folhas crescem em seu estado puro, selvagem, sem a interferência do homem; é também o território do medo, do desconhecido. Medo dos encantamentos ali presentes, respeito pelas forças vivas da natureza. Preservá-las é evitar que consequências desastrosas atinjam os seres humanos.
Ossain é um orixá calmo, mestre da tranquilidade, cheio de espírito de aventura, confiança e força de vontade. É ele o protetor dos vegetais. Por ser o senhor da cura e da medicina, dono dos segredos da natureza, é o patrono dos profissionais que trabalham na área da saúde ou que usam plantas para fins curativos.
Os filhos de Ossain são pessoas simpáticas, calmas, ingênuas, reservadas, discretas, engraçadas, alegres e obstinadas. Quando querem, vão e fazem. Extremamente equilibrados, não permitem que suas empatias interfiram em sua opinião sobre os outros. Embora estudiosos e sonhadores, não possuem grandes ambições.
Pessoas de caráter equilibrado são capazes de controlar sentimentos e emoções. Possuem grande capacidade de discernimento e, às vezes, tornam-se frios e racionais em suas decisões. São valentes e jamais recuam diante das adversidades. Preservam sua liberdade e, mesmo quando precisam, evitam pedir ajuda. São orgulhosas, embora cordiais e dedicadas aos amigos.
Aspectos Gerais
Dia: quinta-feira.
Símbolo: ferramenta de metal (haste com sete lanças voltadas para cima e com um pássaro no topo).
Metal: estanho.
Elemento: terra e matas.
Folhas: todas
Domínios: folhas e ervas.
Sincretismo: São Benedito (05 de outubro).
Cores: Verde e Branco.
Comidas: canjica, pamonha, inhame, aipim assado, amendoim torrado, etc.
Saudação: Ewé, ewé, assa!