GOLEM. ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME. DEFINIÇÃO.
GOLEM. ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME. DEFINIÇÃO.
A noção de formações revividas, que chamamos de Golens, pertence, no que diz respeito ao seu nome próprio, à magia cabalística judaica. O nome Golem (leia-se melhor Golem ), significa na língua hebraica um feto humano ou algo informe, desajeitado. Provavelmente vem do verbo gál, que corresponde ao nosso: rolar, girar. Muitos outros substantivos de significado relacionado são derivados do verbo, por exemplo gelila : perímetro, região, - galim : pilha de pedras, - galil : círculo, - gulgoleth : crânio ( Gólgota : montanha de crânios!), - e também o nome Gelul ( originalmente: cilindro?), mas usado apenas no plural:guilhotina, significando um ídolo pagão, um ídolo. Na minha opinião, portanto, o nomeGolem pode ser explicado: 1.) criatura desajeitada e disforme, que corresponde a toda a tradição e à nossa ideia de um gigante feito de barro, de natureza maçante e pesada, mas acho que é mais apropriado derivar o nome desse termo Giloul,marcando ídolos pagãos. Isso também está de acordo com as doutrinas religiosas judaicas, que proibiam (ver o decálogo) a representação de figuras humanas e viam em um ato semelhante de idolatria, e a origem egípcia de Golem, a idolatria de Mizraim tão odiada pelos judeus .
Do ponto de vista gramatical, deve-se observar que o plural do nome de Golem seria Golemim.- Tanto para o Golem do ponto de vista filológico.
Na definição oculta mais ampla, portanto, Golem significa em magia: forma humana ou animal, bidimensional (pintura) ou tridimensional (escultura) de qualquer substância de estado sólido - poder revivido da palavra - no sentido mais restrito, queremos dizer Golem: tiro de argila forma humana, animada pelo poder da Palavra de acordo com a tradição da Cabala Judaica.
Análise de definição: O requisito da forma humana ou animal não implica na suposição necessária de que o Golem deve ter uma forma humana antes mesmo do renascimento, como ouviremos mais tarde. - Além disso: as pinturas animadas (contra as estátuas) são bem conhecidas na tradição oculta, mas fenômenos desse tipo, - a menos que se relacionem principalmente com os escândalos que escrevo da primeira classe divina, - quase sempre são significados em um sentido necromântico; (o morto se materializa em sua imagem e emerge dela), - ou duplo (veja o romance de Wilde "The Image of Dorian Gray"). Caso contrário, nenhum caso específico de ressurgimento da imagem golêmica é conhecido. Das estátuas revividas em forma humana, devemos também excluir os casos mais frequentes de necromânticos, ou mesmo - raramente - duplicados, nomeadamente, quando a estátua, feita para uma determinada forma, é revivida por um portador falecido dessa forma,
Em relação ao material das esculturas golêmicas, deve-se destacar que a escolha de uma determinada substância não é um momento tão decisivo, pode ser cera, madeira, argila ou metal. Na tradição, cera (entre os egípcios) e argila geralmente vêm do Golem judeu. As vantagens especiais de um certo material em relação ao mágico serão discutidas em casos individuais.
Finalmente, pelo poder da Palavra, que é a causa revigorante dos Golens, queremos dizer ou o poder da palavra mágico ou o poder misterioso do nome de Deus no sentido mais restrito, na força mais ampla o ritual total de uma determinada a formula.
Texto retirado de um livro theco muito raro.