terça-feira, 14 de junho de 2022

MARA DEMONIO NO BUDISMO

 MARA DEMONIO NO BUDISMO

MARA DEMONIO NO BUDISMO

Demonio Não e invenção de cristão, existe em varias cultura, epoca e religiao o conceito dual de bem e mal.
Da mesma forma forças oposta representando cada uma.
Demonio seria daemon em grego o que nessa lingua significa genio.
O nome em latim é daemon, que veio a dar o vocábulo em português demônio.
A Bíblia ensina que um anjo e seus comparsas tentaram se tornar iguais a Deus e se rebelaram contra ele. Como castigo, Deus teria criado o Inferno e lá jogou os rebeldes, surgindo assim a figura do diabo e seus anjos maus…
Do ponto de vista do Buddhismo (Budismo), não há nada que comprove isso e, portanto, buddhistas (budistas) não têm essa opinião sobre o diabo! Embora existam os Reinos dos Infernos, onde pessoas muito más renascem, não existe uma figura do diabo como o Cristianismo apresenta!.
Há, porém, um personagem bastante citado na Tradição Buddhista (Budista), que é considerado como “O Rei de Todos os Demônios”. O nome dele é MARA, uma figura MASCULINA que, em diversas passagens da vida do Buddha (Buda), aparece para perturbá-lo ou simplesmente conversar com ele! .
Para o Budismo, Mara é o oposto de Buda, ou seja, uma vez que Buda representa a iluminação, Mara é a ilusão. Isto é personificado como o demônio Mara que teria tentado impedir Siddhartha Gautama de alcançar a iluminação e também vive no interior de cada pessoa tentando mantê-la adormecida na ilusão Maya do mundo.
Na mitologia budista, Mara é o governante do Céu de Desejo e alças de seduzir as pessoas através dos sentidos e do desejo de explorar e / ou dominar os outros. Mas também e acima de Mara é um ser simbólico que representa o espiritual ignorância, apego, ódio e tudo o que se opõe à realização da iluminação e libertação.
Mara é o principal demônio da mitologia budista e suas origens remontam a algumas das escrituras que falam sobre a vida do primeiro Buda histórico, a introdução de Mara como a personificação do mal, como um tentador, ela está presente na Buddha luta espiritual para alcançar a iluminação. No entanto, a crença no Mara como um ser real pertence às pequenas manifestações alfabetizados do Budismo na cultura popular; uma vez que, monges e todos budista bastante iluminado, entender que Mara é essencialmente um ser simbólico, uma personificação do mal-entendido basicamente como um conjunto de forças (externos e internos) e as tendências que favorecem a fixação do indivíduo no samsara (ciclo nascimento, vida, morte e ressurreição), bem opostas iluminação, libertação do sofrimento e da realização espiritual.
devido a que Mara, enquanto personificação do "mal", essencialmente, representa o conjunto de ilusões que impedem os seres humanos alcançar sua libertação. Ela é dada por que o título " senhor da ilusão" e, como no Budismo permanecer na ilusão envolve ficar no samsara e assim morrer de novo e de novo, Mara também é chamado de "Senhor da Morte" e "Deus da destruição."
Aqui é o demônio Mara rege o sexto céu ou Mundo do Desejo. Pode muito bem seduzir as pessoas com desejos sensoriais como na gula ou a luxúria, mas também pode tentá-lo com uma muito mais destrutivo como é o desejo de poder e sua expressão extrema no desejo de dominar e explorar outros desejam ... Este sentido Mara é uma "divindade" próprio mundo antropomórfico mitológica, pode ser entendida como uma pessoa real, como um demônio e não como um mero caráter simbólico. No entanto, deve ser notado que esta crença nela como sendo verdadeira, é praticamente restrito ao budismo popular, indivíduos que não têm entendimento teórico da doutrina budista. Além disso, a natureza da Mara, nesse sentido, não exclui a sua compreensão como um ser que, embora possa ser visto como real por alguns, é, evidentemente, uma personificação do desejo como cadeia entre homem e samsara (sofrendo com este implica). Diz-se também que simboliza a capacidade inerente para o mal e se deleita minando as energias vitais do povo. Finalmente, algo curioso, neste sentido, Mara é concebida como o autor do inferno pessoal como o criador da "satisfação do desejo." Isto é melhor entendido se percebermos que, no budismo, o céu eo inferno são geralmente entendida como estados do assunto, de modo que se Mara satisfazer os nossos desejos, não irá sofrer o suficiente para querer ser livre de sofrimento e assim por diante o caminho para a consciência das causas da mesma (isto é o primeiro passo na libertação espiritual).
Um conjunto de divindades: Como visto no pavattana Sutra Dhammacakkap, Maras ter vários, não apenas um.
A personificação da morte: Este é o lugar onde Mara aparece com títulos como Senhor da Morte (Maccuraaja), Terminator (Antaka) Grande rei (Mahaaraaja) ou o Inescapavel (Namuci). E é que toda a vida está sob o domínio da morte, como todas as coisas vivas devem morrer e, no caso do homem, renascer e morrer novamente. Devido a isso, falar sobre a "presença inevitável da morte" evitável apenas para aqueles que tenham atingido o nirvana (liberação do samsara).
A personificação do "mal": Esta definição foi posta de lado porque, como personificação da morte, Mara assumiu o caráter de uma força externa que está sempre presente, na realidade, embora este ou aquele particular, ser livre a partir dele; que, como uma personificação do "mal" (antes e explicou por que é mau para o budismo), Mara é o conjunto de tendências que tornam esta dimensão do indivíduo que se opõe a sua iluminação; ou, em termos menos técnicos, é o nosso lado escuro ... Portanto, nesse sentido Mara representa o apego, a raiva, o orgulho, a crueldade, a preguiça, covardia, egoísmo, etc.
OUTRO SER VISTO COMO DEMONIO.
Enma Dai Oh, "Grande Rei Demônio"), é, segundo o Budismo, um dos 10 deuses que julgam os mortos no mundo dos espiritos conhecido pelo seu grande poder e calma budista, conhecido como Reikai. Segundo o Budismo, após a morte de uma pessoa, de 7 em 7 dias é julgada por um dos 10 deuses até que se complete o julgamento, mas no budismo japonês ele é o único juiz dos mortos.
IAMA ( Deus)
Mitologia hindu, é o deus da morte, rei dos antepassados e juiz final sobre o destino das almas. É citado como Restritor, Pretaraja ( "rei dos fantasmas"), Darmaraja (Dharmaraja; ( "rei da justiça") e Daquesinasapati(Daksinasapati), com cujo título é descrito como regente do Quadrante Sul. Às vezes é nomeado Antaca(Antaka), cala (Kala) ou Mertiu (Mrtyu), ou seja, Morte. Está presente na Mitologia iraniana na Mitologia chinesa e japonesa e em elementos do budismo.
Bom a ideia não e converter ninguem mais trazer pespectivas para uma visão mais ampla sobre conceitos e ideias espirituais.