quarta-feira, 20 de abril de 2022

Os Caminhos de Ogum

 Os Caminhos de Ogum


Pode ser uma imagem de texto que diz "Que Ogum nos livre de quem não nos deixa caminhar"Os Caminhos de Ogum 
⚔️ texto, leitura, aprendizado. Axé 🌍
O número 7 é associado a Ogum em função de uma lenda sobre a conquista de Irê, onde ele teria se dividido em 7 partes para conquistar e administrar as 7 aldeias que cercavam a cidade de Irê.Por isso, os símbolos do Orixá Guerreiro são sempre constituídos por instrumentos de metais presos em uma haste, também de metal, em números de sete ou seus múltiplos.
Cada uma dessas sete divisões (ou encarnações) de Ogum, originou um nome específico, de acordo com a função exercida por ele, como estratégia de tomar o reino de Irê.
Inicialmente no começo da diáspora africana, eram apenas 7 qualidades de Ogum mas com o tempo, foram se acrescentando vários outros Ogum ao seu culto.As qualidades de Ogum mais cultuadas no Brasil atualmente são :
Megê - é o que toma conta das sete entradas de Irê, ligado a Exú, é o guardião das casas de Ketu e Angola.Ou Mejeje : aquele que toma conta das sete entradas da cidade de Irê, ligado a Bará, o guardião das casas de Ketu.
Megê pode ser traduzido como Ogum sete, esse número é a menção ás sete sementes que Ogum plantou nos sete caminhos por onde passou. E é por causa destes sete caminhos que por má interpretação passaram a cultuar Ogum como se tivesse sete qualidade.É o mais velho de todos, a raiz dos outros, Ogum completo, velho solteirão rabujento , sanguinário.Come no cemitério.
Suas cores são o verde claro e o vermelho claro.
2- Ogunjá (Ogun Je Ajá) Esse nome origina-se em razão da preferência de Ogum em receber cães em suas oferendas (somente na África).Tem ligação com Oxaguian e Iemanjá.
Ôgúnjá - é um Ogum, como indica seu nome, particularmente combativo.Amigo do cachorro que lhe é consagrado é como ele um protetor seguro.Mas tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes.Dizem que acompanha Iemanjá Ogunté.Este é um título de Ogum que enfatiza sua predileção por comer cachorro como oferendas. Este nome vem de Ogún Je Ajá, Ogum come cachorro.
3- AJAKÁ – é o "verdadeiro Ogum guerreiro", sanguinário, que em princípio se veste de vermelho.
Teria sido rei de Oyó e irmão de Xangô.Ajàká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente. Também pode acrescentar o verde escuro ao vermelho ,suas contas são iguais a vestimenta.Conquistou a cidade de Oyó e deu para seu irmão mais velho, Xangô governar .
4- Xoroquê– usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo do colar de Exú, seu irmão e amigo íntimo.Ogum Xoroquê é um Ogum que tende a confundir-se com Exú, agitado, instável, suscetível e manhoso.Entidade que se apresenta em duas formas bem distintas.
Como como Ogum e outra como Exú.Suas manifestações possui grande força magnética, magia, grande rei.Como Exú pode trabalhar na resolução de problemas de outras entidades,mas mesmo assim estando na linha de energia de outros Orixás ele não perde a mandala de Ogum. Sua origem é dual:Ogum - Exú.Tem gosto excêntrico,come sempre na primeira e última terça -feira.Seus serviços de demanda são nas quintas-feiras com a lua minguante. É agitado, instável, suscetível e manhoso.É um Orixá das terras Gege, um tipo muito perigoso. Dizem que foi amaldiçoado por seu pai e sua mãe.
Conta a lenda que um vulcão entrou em erupção e Xoroquê saltou de dentro dele, em forma de fogo.É o senhor da noite, vive nos cantos das encruzilhadas, castigando os que por ali passam e profanam as oferendas ali colocadas.É o Orixá da vingança, pois seu temperamento é muito forte.
5- Wari - (Waris, ou Wori) – é um Ogum perigoso, dado da feitiçaria, ligado ao mariwô, aos antepassados.Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário o espírito dogmático. É o dono dos metais dourados,ligado a Oxum, ligado ao ar, por isso o mais requintado dentre todos os Oguns.
É perigoso e feiticeiro, ligado aos antepassados.Veste dourado e azul escuro, come com Iemanjá e Oxalá.
Gosta de comer cabritos pequenos, aprecia a carne de marreco e não come frango em suas obrigações.
6- Alagbedé – é o Ogum dos ferreiros, marido de Iemanjá Ogunté e pai de Ogum Akoro.Representa um tipo mais velho de Ogum, trabalhador consciencioso, severo, que não brinca em serviço, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabujento.Alagbedé é um grande ferreiro e ferramenteiro. Suas cores é o azul-marinho.Come com Bará e Iemanjá, Ogum dos ferros, o ferreiro, da Ancestralidade.
7- Onirê - é o título do filho do Ogum que reinou sobre Irê, o primeiro filho de Odudua. Onirê é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra.
Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.Na cidade de Irê conta a lenda que ao regressar de viagem e ser ignorado pelas pessoas da cidade, ele, enfurecido decapita inúmeras pessoas e após fazer isso ele descobre que, na realidade, chegara em um dia sagrado de silêncio em sua homenagem.Com vergonha ,finca sua espada ao chão, abrindo-o e se joga na fenda, suicidando-se.O Rei de Irê. O esposo de Oyá.
8- Olodé - é o Ogum dos caçadores, originário de Ketu.Não come galo por ser um animal doméstico.
Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, é um guia seguro.Seu temperamento solitário assemelha ao de Oxóssi.
9- Igbó- é outro guerreiro-caçador, ligado aos caminhos das matas, ao ataque dos animais, à luta pela sobrevivência ligado aos caçadores primordiais.
10- Popo – seria o nome de Ogum quando foi a terra dos Jeje, é um tipo fanático.Tem fixação por guerras, jogos, discussões.Rege as brigas, confusões, massacres e acidentes das estradas e as mortes sangrentas.
11- Adjiolaiá : é um Ogum que faz junção com Oxum.
12- Ajó : é o Ogum que fica fora do barracão e toma conta da porteira.
É o primeiro a ser saudado.
Companheiro de Bará, ronda as encruzilhadas, comendo com Bará e Exú nas estradas.Veste-se e tem contas azul arroxeado ou usa corrente de aço.
13- Akoró : é o irmão mais velho de Odé, não come mel, ligado a floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no padê. É o Ogum que usa o mariwô como coroa, sua roupa é o mariwô, toma conta da casa de Oxalá.Este título é traduzido como Senhor da Coroa. Jovem e dinâmico, entusiasta, empreendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a mãe Ogunté.
14- Àmené ou Ominí : tem ligação com Oxum, ligado aos Ijexás, sua conta é verde clara, é um jovem guerreiro.Veste-se de verde e usa contas verdes.Come com Oxalá e Oxum e tem grande fundamento com Iemanjá.Também é um Ogum feiticeiro. É mais gentil, mas muito melindroso.
15- Avagã , Olodé : é o Ogum dos caçadores. Solitário. É caçador e não come animais caseiros. Amigo e conhecedor dos caminhos como Odé. Come, em seus assentamentos, caça. Leva um adematá e só come nos caminhos da mata. Originário de Kétu. Também não come galo por ser um animal doméstico.
16- Elemoná ,mora nas matas e caça muito bem. É muito sério, áspero, não se apegando a ninguém, a não ser a sua própria família. Tem fundamento com Obaluaê e Bará.
17- Ikolá , um Ogum solitário que tem ligação com Xoroquê e Oxalá. Come ìgbín e veste-se de verde escuro ou vermelho. Adora galos vermelhos e bode de chifres grandes.
18- Onijé : é o Orixá que tritura, corta e provoca ferimentos. Não é aconselhável raspar este Orixá em seus filhos. Veste o verde escuro e o vermelho. Tem ligações com Oya Ygbalé.
19 - Warí, Wori : é o dono dos metais dourados.É o patrono dos joalheiros, artesãos e garimpeiros.Ligado a Oxum, ligado ao ar, por isso o mais requintado dentre todos os Oguns.
É perigoso e feiticeiro, ligado aos antepassados.Tem temperamento muito difícil e autoritário. Come com Iemanja e Oxalá.Gosta de comer cabritos pequenos, aprecia a carne de marreco e não come frango em suas obrigações.Veste azul-marinho e muito dourado.
Na Nigéria nos caminhos de Ogum temos:
Alara - come cachorro e toma conta da cidade;
Onirê - unificador e fundador da cidade de Iré, come carneiro. Irê foi um conjunto de sete aldeias que Ogum juntou, formando assim Irê e ele próprio se auto-denominou Onirê e em vez de usar a coroa que os reis usavam preferiu usar uma coroa de mariwô.
Ikolá - que faz curas (marcas) e come igbin;
Elemoná - come cará assado;
Gbenagbena - é escultor e come cágado;
Akirún - no assentamento leva chifre de carneiro;
Makinde - dono da ferrugem. Fica do lado de fora para fazer o mal, do outro lado da divisa das cidades, ou atrás dos muros das casas.
As cidades nigerianas onde se festeja Ogum são Ondo, Ilesá, Akurs e Ekiti. Ogum o grande Orixá cultuado,respeitado, honrado, amado .Ogunhê Patacori Ogum 👑⚔️ nos abençoe sempre com bons direcionamentos. Axé filhos de Ogum ⚱️ hê mariwô