domingo, 24 de abril de 2022

ÒKÚTA... ONDE COLHER ???

 ÒKÚTA... ONDE COLHER ???


Pode ser uma imagem de árvore, corpo d'água e naturezaÒKÚTA... ONDE COLHER ???

A pouco tempo em uma conversa com uma pessoa amiga da religião, uma revelação dela me fez ficar muito preocupado com o que a desinformação pode fazer como uma religião que além de linda, tem em seu maior propósito, O EQUILÍBRIO da vida na terra (a pesar de muitos nem saberem desse propósito). ELA me confidenciou que assenta todos os Orixás para seus filhos de Santo com pedras (chamadas popularmente por todos de "OTÁ) de cachoeira. Passado o susto por essa revelação, decidi dividir com essa pessoa o que aprendi com minha iniciadora, inclusive ainda pequeno assistia minha vó de Santo fazer o colhimento dos OTÁS. E divido também com vocês meus amigos de FACE que talvez não tenham tido a oportunidade da aquisição desse conhecimento.
Abaixo, passo um quadro de Orixás e onde colher seus "OTÁS" trazendo ainda algumas observações.
Porém, antes QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE O QUE PASSO ABAIXO NÃO É (OU PELO MENOS NÃO DEVERIA SER )SEGREDO PARA NINGUÉM... ATÉ PORQUÊ, NÃO BASTA APENAS SABER ONDE COLHER O ÒKÚTA PARA ASSENTAR, É PRECISO FAZER O RITUAL PRÓPRIO, FAZER AS OFERENDAS ESPECÍFICAS E A ADÚRÀ (REZA) CORRETA. É NATURALMENTE ISSO NÃO PASSAREI AQUI, POIS É NECESSÁRIO SER UM ÈGBONMI PARA FAZER ESSE RITUAL DE COLETA DE ÒKÚTA.

ORIXÁS E ONDE COLHER SEU ÒKÚTA:

ÈŞÙ == Seu Òkúta é a LATERITA (conhecida pelos Yorubás como YANGÍ), Porém a casos específicos, que são colhidas pedras em vários lugares, inclusive em bifurcações e cruzamentos de estradas;

ÒGÚN == Seu verdadeiro Òkúta é o minério de ferro, porém também existem casos específicos de coleta de pedras em grandes rodovias e também onde há choque de ferro com ferro, como é o caso das vias férreas. Mas para ŞÓRÒKÈ é colhido em estradas no alto de serras e colinas, em locais que pegue sol na maioria das horas do dia.

ÒŞÓÒSÌ == Seu Òkúta é colhido em mata fechada, porém os caminhos de ERINLĘ são assentados com pedras colidas no fundo de rio encaichoeirados.

LÒÒGÙN ÈDĘ == Pedras colhidas em mata e em rios, dependendo do caminho a ser assentado.

ÒSÁNYÌN == Pedras colhidas em mata fechada próximas às ervas que são destinadas diretamente para o assentamento de ÒSÁNYÌN.

OMÒLÚ/OBALÚAÌYÉ == Seu Òkúta é colhido em clareiras na mata onde o sol bata na maior parte do dia. (Nada de cemitérios hein... Pelo amor de OLÓDÙMÀRÈ). Para JÀGÚN, O Òkúta é colhido no alto de montanhas em locais quentes.

ÒŞÙMÀRÈ == Seus Òkúta são colhidos de acordo com o caminho a ser assentado, MAS na maioria das vezes, são pegos em beiras de rios encaichoeirados onde se observa a presença de arco-íris constantes.

ŞÀNGÓ/AÌRÁ == Seu verdadeiro Òkúta é o EDÚN ÀRÁ (Pedra de raio), porém com a dificuldade de se encontrar, podem ser assentados com pedras colhidas em montanhas, próximas a extração de pedras.

OYA == Seu Òkúta é colhido em rios que passem num sopé de montanhas, e para as Igbálę , são colhidos na beira desses mesmos rios.

ÒŞUN == Tanto ÒŞUN, quanto OBÀ E ÌYÉWÁ tem seus Òkúta colhidos em rios, porém para OBÀ, o Òkúta é colhido na parte violenta do mesmo.

YEMOJA == O correto local de colher seu Òkúta é no desenboque do rio no mar, somente para OLÓÒKUN e ÌYÁ LOJÀ, que deve ser colhido diretamente no mar. OLÓÒSÀ como seu próprio nome já diz "SENHORA DAS LAGOAS", é naturalmente colhido na Lagoa.

NÀNÁ == Seu Òkúta é colhido em pântanos ou locais com predominância de brejo.

ÒŞÀLÀ == A maioria dos seus Òkúta, são colhidos em locais frescos de bastante sombra no alto de serras e montanhas. Porém há caminhos específicos com locais específicos para colher.

Espero ter ajudado aqueles que são desejosos de conhecimento para levar suas missões à frente.
Relembro que, não basta somente pegar a pedra, existem rituais específicos para isso.
.
.
.
#candomblesagrado