Entidades de Direita
Parte 1: Pretos e Pretas Velhas
Eles na Umbanda, são entidades elevadas que se apresentam estereotipados como anciãos negros, conhecedores profundos da magia Divina, da manipulação de ervas.
Parte 1: Pretos e Pretas Velhas
Eles na Umbanda, são entidades elevadas que se apresentam estereotipados como anciãos negros, conhecedores profundos da magia Divina, da manipulação de ervas. São excelente mandingueiros, mestres dos elementos da natureza, os quais utilizam em seus benzimentos e trabalhos espirituais.
Crê-se que em referência à dor e aflição sofrida pelo povo negro durante a escravidão, a linha de Preto-Velho reflita sobretudo a a Sabedoria, Humildade, a Paciência, a Perseverança e o Perdão. Não necessariamente todos foram escravos. Não. Sua Humildade e Sabedoria são características marcantes, sua calma e ensinamentos são profundos. Apresentam-se na Umbanda sentados em seus banquinhos atendendo seus “fios e fias” com uma linguagem simples, porém sábias. A principal característica desta linha é a sua elevada ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL.
Àqueles que os procuram oferecem conselhos, orientação espiritual; receitam tratamentos caseiros, banhos de ervas, chás, entre outros, para os males do corpo e do espirito.
Utilizam vários elementos nos seus trabalhos como o cachimbo, cigarros de palha (que usam como defumadores, para limpeza espiritual) e ervas.
A Linha de Pretos velhos na Umbanda é regida pelo mistério Ancião, na força do Orixá Obaluaê que é o Orixa sustentador da evolução, da transmutação e transformação dos seres. Mas os Pretos-Velhos também se apresentam dentro da linha de outros Orixás.
Em sua linha de atuação eles se apresentam com nomes que individualizam sua atuação, conforme o seu Orixá regente, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram, exemplo:
Congo – refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Iansã;
Aruanda – refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Oxalá. (Aruanda significa céu);
D´Angola – refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Ogum;
Matas – refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Oxóssi;
Calunga, Cemitério ou das Almas – refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Omolu e Obaluayê;
Vale ressaltar porém que, Preto é Cor e Negro é Raça, logo o termo “preto-velho” torna-se característico e com sentido apenas dentro de um contexto, já que fora de tal contexto o termo de uso amplo e irrestrito seria “Negro Velho”, “Negro Ancião” ou ainda “Negro de idade avançada” para identificar o homem da raça negra que encontra-se já na “terceira idade” (a melhor idade, por assim dizer). Por conta disso alguns sentem-se desconfortáveis em utilizar um termo que à primeira vista, pode parecer desrespeitoso ao citar um amável senhor negro, já com seus cabelos brancos, cachimbo e de sorriso fácil, por trás do olhar de homem sofrido, que na humildade da subjugação forçada e escrava encontrou a liberdade sobre a alma, através da sabedoria vinda do Continente Africano.