COMO DESPERTAR E PRATICAR A ENERGIA KUNDALINI
Em primeiro lugar conhecer-se de forma profunda e completa, através da expansão da consciência, é um dos resultados do despertar da Kundalini
COMO DESPERTAR E PRATICAR A ENERGIA KUNDALINI
Em primeiro lugar conhecer-se de forma profunda e completa, através da expansão da consciência, é um dos resultados do despertar da Kundalini
A expansão da consciência
Antes de entender como funciona o despertar da Kundalini, é preciso compreender o que é a expansão da consciência.
Porque a grande maioria das pessoas acredita que a expansão da consciência está relacionada a alguma religião! Porém, o desenvolvimento espiritual que leva a expansão da consciência não precisa estar agarrado a nada em específico.
Expandir a consciência nada mais é do que se libertar de crenças, explorando todo o seu potencial e saindo da zona de conforto. É a consciência de si e de tudo que existe ao seu redor.
De forma simples, é compreender que o seu corpo físico é apenas uma ferramenta que lhe permite viver neste mundo material. Que a sua essência, o seu eu verdadeiro é a sua alma.
O processo de expansão da consciência envolve o desenvolvimento ainda maior do autoconhecimentoPois, quando aceitamos que temos uma alma e que somos seres com um potencial gigantesco, expandimos o nosso conhecimento sobre nós mesmos.
A Kundalini fazia parte de ensinamentos secretos .
O que é Kundalini?
Kundalini é um antigo termo em sânscrito que significa “enrolado por uma serpente” e se refere justamente a expansão da consciência. É uma energia poderosa e feminina representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.
Todos nós possuímos essa energia, porém, ela está adormecida no nosso chakra básico, o Múládhára. Para que o despertar da Kundalini aconteça, é necessário todo um processo que envolve o desbloqueio dos 7 chakra de acordo com a sua missão.
Pois, apenas dessa forma é possível fazer com que a energia flua livremente.
O equilíbrio
“A questão não é o que é. A questão é qual o chakra que está desenvolvendo e qual o equilíbrio dos seus chakras?
Muito se fala sobre a importância de equilibrar os chakras, mas será que os está equilibrando de acordo com a missão de cada um? Qual a intenção que está tendo ao fazê-lo? Tudo isso importa.
A missão de cada chakra:
Chakra básico (1°) ou Múládhára – Conexão com à terra
Viver a vida de uma forma leve, feliz e harmoniosa aqui na Terra.
Chakra sacro (2°) ou Swádhisthána – Sexualidade e Alegria
Desenvolver o sucesso e a harmonia em todos os relacionamentos, elevando a auto estima e o prazer de viver a vida.
Chakra do plexo solar (3°) ou Manipura – Emoção e Poder
Trabalhar o poder pessoal de forma equilibrada, impedindo que o ego tome conta do ser.
Chakra cardiáco (4°) ou Anáhata Sentimentos
Encontrar o equilíbrio entre o “eu físico” e o “eu divino”.
Chakra laríngeo (5°) ou Vishuddha – Comunicação e Criatividade
A forma de comunicação e a expressão da essência, o “eu divino”.
Chakra frontal (6°) ou Ájña: Intelecto e intuição
Sincronizar a mente com os ideais e os objetivos da expansão da consciência.
Chakra coronário (7°) ou Saháshara – Conexão com o Divino
Despertar do relacionamento espiritual, com o sentimento de amor divino e fé.
O despertar da Kundalini é indicado para pessoas que queiram se conhecer mais profundamente, que queiram expandir a sua consciência. Toda essa transformação acontece através da dedicação, responsabilidade e do respeito pela prática.
Não adianta apenas querer despertar sem ter uma razão, um sentimento maior, despertar apenas por despertar. Pois, estamos falando de uma energia poderosa, que mesmo depois de desperta precisa ser mantida.
E esse despertar também é algo muito individual, cada pessoa irá experienciar de uma forma diferente esse processo. Pode acontecer de não conseguir despertar ela por completo, mas experimenta o despertar da energia de cada chakra.
5 maneiras de despertar a Kundalini:
A maneira principal de fazer com que esse despertar aconteça é através da prática da Kundalini Yoga.
A união dessas práticas tem como objetivo libertar e despertar a energia da Kundalini, para que ela possa percorrer a sua coluna vertebral de acordo com os chakras. A prática une: posturas, mantras, mudras e meditações, que são também as ferramentas básicas do yoga.
Além da prática do Kundalini Yoga, pode começar a trilhar o caminho para ativar essa energia através de outras maneiras.
1 – Concentre-se na sua respiração:
A respiração é a parte fundamental da meditação e da prática de yoga. Por isso, dedique alguns minutos durante o seu dia para praticar algumas técnicas de respiração.
A prática também irá ajudar a aliviar a ansiedade e a preocupação excessiva.
2 – Reavalie a sua alimentação:
Tenha uma alimentação mais saudável, que contemple frutas, verduras e legumes. Evite alimentar o seu corpo com alimentos processados e industrializados. Os alimentos tem relação com as nossas emoções, e o que está no nosso prato diz muito sobre a nossa vida.
3 – Esteja presente no momento do agora.
Diariamente realizamos tarefas de maneira automática, sem perceber de fato o que estamos fazendo. Em grande parte temos a sensação de estar passando por um dia menos bom e não conseguimos entender. Esse é um sinal de que não estamos observando e nem estamos inteiros ao realizar essas tarefas.
Desenvolva a presença praticando a meditação guiada “AutoObservação”, comece tendo consciência do seu corpo e aos poucos expanda para cada atividade do seu dia.
4 – Pratique atividades físicas:
O seu corpo é o veículo da sua alma, além de uma boa alimentação também precisa exercitá-lo. Pratique atividades que sinta prazer em realizar, não precisa ser nada grandioso. Uma caminhada ou um alongamento já é suficiente.
5 – Ouça músicas relaxantes:
A música consegue transformar o nosso humor e tem a capacidade de relaxar a nossa mente e o nosso corpo. É uma das formas de promover um estado meditativo. Pois, as frequências musicias tornam o processo de relaxamento e concentração mais fácil.
Experimente escutar músicas relaxantes para clareza mental e foco. Alias, uma boa sugestão é escutar uma frequência para equilíbrio dos chakras.
O despertar da Kundalini não acontece de um dia para o outro, é necessário que a prática seja contínua. Como comentamos, é preciso ter disciplina, responsabilidade e respeito por si.