os 14 níveis vibracionais que nos rodeiam em nosso plano físico e vale à pena mencionar, um á um, os diversos níveis vibracionais, onde os espíritos ligados à Terra, habitam.
Estes níveis são e foram criados de acordo com cada grau evolutivo.Como são níveis gerados por espíritos ligados de alguma forma com a evolução da Terra, estes níveis estão vinculados ao próprio planeta.
Portanto, quando vemos descrições de camadas umbralinas localizadas em abismos sob a crosta terrestre, devemos entender que embora elas estejam localizadas com estes espaços físicos, elas estão no lado espiritual deste plano físico.
Temos então, Sete Camadas Concêntricas Superiores e Sete Camadas Concêntricas Inferiores.
A divisão está sempre formada "de cima para baixo" :
CAMADAS CONCÊNTRICAS SUPERIORES
SÉTIMA, SEXTA E QUINTA CAMADAS - ZONAS LUMINOSAS
Seres iluminados, isentos das reencarnações. Cumprem missões no planeta. Estão se libertando deste planeta, muitos já estagiam em outros mundos superiores.
QUARTA CAMADA - ZONA DE TRANSIÇÃO
Espíritos elevados, que colaboram com a evolução dos irmãos menores.
TERCEIRA, SEGUNDA E PRIMEIRA CAMADAS - ZONAS FRACAMENTE ILUMINADAS
A maioria dos espíritos que desencarnam, estão nestas camadas de limbos. Estão em reparações e aprendizados para novas reencarnações.
SUPERFÍCIE
Espíritos encarnados (onde habitamos temporariamente)
CAMADAS CONCÊNTRICAS INFERIORES
SÉTIMA CAMADA - ZONA SUB-CROSTAL SUPERIOR
Espíritos sofredores de um modo geral que serão em seguida socorridos e encaminhados a planos mais elevados para adaptação e aprendizado, antes de reencarnarem.
SEXTA, QUINTA E QUARTA CAMADAS - ZONA DAS SOMBRAS, ZONA PURGATORIAIS OU DE REGENERAÇÃO
Espíritos sofredores purgando parte de seus karmas, e que serão encaminhados o mais rápido possível à reencarnação para novas provas e expiações.
QUARTA CAMADA - ZONA DE TRANSIÇÃO
Entre as sombras e as trevas. Zona de seres revoltados e dementados.
TERCEIRA, SEGUNDA E PRIMEIRA CAMADAS - ZONA DAS TREVAS OU ZONA SUB-CROSTAL INFERIOR
Estes espíritos estão em estágio de insubmissos, renitentes e rebelados às Leis Divinas. Não reconhecem Deus como o Ser mais superior.
A atuação dos Exus, está praticamente em todas as camadas inferiores, com exceção das Terceira, Segunda e Primeira Camadas, que eventualmente eles "descem" para missões especiais ou mandam os seus subordinados (bororós ou rabos-de-encruza), pois estão mais "ambientados" com as baixas e perniciosas vibrações.
Não que os Exus não possam ou saibam "descer" até lá, mas porque é desnecessário criar uma guerra com os seres infernais, apenas porque se invadiu aquelas zonas.
Como sempre digo á todos, a maioria dos livros espíritas, que tratam do assunto dos níveis vibracionais, não chega sequer a mencionar algo além das camadas intermediárias ou médio e alto umbral.
Descrevem na maioria das vezes as camadas que ficam as sombras e não as trevas, pois os espíritos que fazem tais incursões não podem ou não devem “baixar” mais, pois somente cabe aos exus, espíritos especializados “descerem” tanto.