quinta-feira, 5 de maio de 2022

A Dualidade Humana O CÉU E O INFERNO NA VIDA DOS SERES HUMANOS

 A Dualidade Humana
O CÉU E O INFERNO NA VIDA DOS SERES HUMANOS


Nenhuma descrição de foto disponível.A Dualidade Humana

O CÉU E O INFERNO NA VIDA DOS SERES HUMANOS

Todos nós fomos gerados por Deus e, em função disso, trazemos em nós qualidades positivas que denominamos de virtudes e também qualidades negativas que denominamos de maldades e vícios. Há seres capazes de praticar o mal com a mesma naturalidade dos que praticam o bem. Como entender esses aspectos sob a luz da razão?

Os animais (espécies inferiores, como dizem) só matam para o próprio sustento e para o sustento dos seus filhotes, se forem carnívoros. Mas o ser humano é possuidor de um negativismo que se traduz em maldade pura. São capazes de torturar um semelhante, tirar a vida alheira, simplesmente porque se sentiu humilhado, e até sentir prazer ao ver seu desafeto morto. Outros, movidos pelo ódio, arquitetam planos para acabarem com a vida de pessoas, que são vítimas dos seus negativismos, e fazem isso por inveja, ciúmes ou ambição, e ficam felizes quando essas pessoas começam a sucumbir, vítimas das ondas mentais negativas que são emitidas, pois não suportam ver pessoas felizes.

Todos nós, humanos, temos a nos guiar um sentido superior. Qualquer forma de ensino, filosofia, religião, ou doutrinação, nos impulsiona em várias direções, por vezes, ao mesmo tempo, pois somos duais. Ora nos preocupamos com a educação, ora com a religião, ora com a família, ora conosco, mas, às vezes, vagamos em nossos sonhos. Não querer analisar a realidade é um passo para nosso desequilíbrio, ora positivo, ora negativo. Nosso mental é movimentado por esses princípios: quando despertos, absorvemos, e quando adormecidos, descarregamos. A sensibilidade é emocional e dual: alegria e tristeza, amor e ódio, sentimentos positivos e negativos. Nós temos, pouco a pouco, observado que tudo tem dupla forma de ser: material e espiritual, razão e emoção, energia e matéria, princípio e fim. Assim é tudo no universo. O amor é um sentimento que se manifesta de qualquer forma. Se não nos foi possível evoluir através do amor, então vamos procurar através da fé, ou do conhecimento, ou da razão, até chegarmos aos pés de Deus, com humildade, aí nos reequilibramos novamente com o dom do amor! Por isso nós precisamos nos conhecer e direcionar nossas emoções rumo a Deus. Senão, vejamos:

Como valorizar o amor, se não conhecermos o desprezo?

Como valorizar o conhecimento, se não conhecermos a ignorância?

Como valorizar a razão, se não conhecermos o irracional?

Como valorizar a lei, se não conhecermos a injustiça?

Como o ser humano é dual, tudo isso é possível, pois a sua evolução se processa num meio onde o bem e o mal convivem lado a lado.

Não devemos ser bons só para agradar a Deus. Sendo bons, estaremos nos auto-realizando na luz, o que nos trará satisfação. Mas não devemos ser maus só porque não gostamos das virtudes, ou preferimos os vícios. Sendo maus, sentiremos os tormentos que se instalarão em nosso mental e nos lançarão no abismo da loucura, do irracionalismo, da ignorância, do ódio, da ira, e nossa luz se apagará.

Conheça-te e terás o universo à tua disposição e terás Deus a habitar dentro de você. Busque na fé tua felicidade e terás paz. E ouça a voz do teu guia espiritual, que também te ama